Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa aprova Política de Inovação do Instituto
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa aprova Política de Inovação do Instituto

  • Publicado: Terça, 29 de Dezembro de 2020, 09h40
  • Última atualização em Terça, 29 de Dezembro de 2020, 09h48

PoliticaInovação PortalINPA 01

 

Documento traz as diretrizes para as ações de inovação do Inpa, unidade de pesquisa que é referência nos estudos sobre biodiversidade e ecossistemas amazônicos  

Da Redação – Inpa

Banner: Flávio Rosas (Amoci/Coeti - Inpa)

 

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) publicou a Política de Inovação do Instituto no início deste mês. O documento trata das diretrizes, da governança, da proteção da propriedade intelectual e da transferência de tecnologia. Também traz princípios para nortear ações da inovação no ambiente produtivo e estímulo ao empreendedorismo, por meio da incubação de empresas, parcerias e prestação de serviços, com a finalidade de estimular a inovação no Instituto.

Aprovada pelo Conselho Diretor, a Política foi publicada na Resolução Nº19/2020/SEI-MCTIC e assinada no dia 9 de dezembro pela diretora Antonia Franco. De 13 de agosto a 12 de setembro deste ano, a minuta do documento passou por uma consulta interna da comunidade e em seguida consolidada por um Grupo de Trabalho para aprovação institucional. O GT atuou por mais de um ano (abril de 2019 a agosto de 2020) na elaboração da Política de Inovação e foi composto por representantes das coordenações do Inpa.

De acordo com a Coordenadora de Extensão Tecnológica e Inovação do Inpa, Noélia Falcão, e presidente do Grupo de Trabalho que redigiu a Política, a aprovação do documento foi fruto de um intenso trabalho construído a muitas mãos. Ainda segundo a coordenadora, a Política atende a uma determinação do Marco Legal de C,T&I, embora o Instituto já praticasse muitas das diretrizes antes mesmo da Lei de Inovação, como a disseminação da cultura e da prática da propriedade intelectual, a transferência de tecnologia e o empreendedorismo.

“A Política vem ratificar e incrementar esse trabalho visando cada vez mais fomentar a inovação, por meio da parceria com as empresas onde ocorre de fato a inovação, a prestação de serviços, o compartilhamento de infraestrutura, dentre outros”, destacou Falcão, lembrando que o Inpa tem muitas tecnologias e é necessário continuar incentivando a busca de soluções para as demandas da sociedade.

“Estamos no centro da Amazônia, temos um potencial enorme para explorar, então vamos transformar esse potencial em tecnologias que se transformem em produtos e de preferência alinhados com o setor produtivo”, destacou a coordenadora.

A aprovação do novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei nº 13.243/2016 e o Decreto nº 9.283/2018) trouxe a obrigatoriedade de que todas as Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovações (ICT) disponham de Política de Inovação. O objetivo é regulamentar a Propriedade Intelectual e definir as normas para compartilhamento de infraestrutura, iniciativas de estímulo ao empreendedorismo, interação com o setor produtivo, prestação de serviços, dentre outros assuntos abordados.

Saiba mais:

RESOLUÇÃO Nº 19/2020 POLÍTICA DE INOVAÇÃO DO INPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página