Inpa realiza curso de capacitação para gestores na área de inovação
A ação conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e envolve Inpa, Cide, Instituto Mamirauá e Fundação Amazonas Sustentável (FAS). A atividade faz parte da estratégia de promover a cultura de inovação no Amazonas
Por Luciete Pedrosa
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), por meio do Projeto Aliança, está realizando até o dia 24 deste mês uma capacitação para empreendedores e gestores de inovação. O curso é uma das etapas do Projeto Aliança e tem o objetivo de fortalecer as incubadoras existentes no Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (Cide) e no Inpa
O projeto prevê ainda a criação de uma incubadora em Tefé, interior do Amazonas, do Instituto Mamirauá e ramificações dos núcleos de conservação na área de atuação Fundação Amazonas Sustentável (FAS). Participam do curso, além dos gestores destas instituições, representantes de incubadoras do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), Faculdade Martha Falcão (FMF) e Instituto Tecnológico Federal do Amazonas (Ifam).
A coordenadora de Extensão Tecnológica e Inovação do Inpa, Rosangela Bentes, explica que o Projeto Aliança é fomentado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do projeto Pró-Incubadoras. O projeto é composto por instituições estratégicas dentro do processo de inovação de incubadoras de empresas, como o Inpa, o Cide, o Instituto Mamirauá e FAS.
Benefícios
O Projeto Aliança vai proporcionar, dentre outras coisas, um estímulo ao empreendedorismo no interior e levar a experiência e a implantação de novas incubadoras estimulando o negócio sustentável naquelas localidades. “O empresário que tem seu negócio no interior, ao invés de vir até Manaus, iremos até eles. Assim, estaremos cumprindo com o objetivo do projeto, que é estimular a inovação e o empreendedorismo sustentável no interior”, reforça Rosangela.
De acordo com ela, o Projeto Aliança faz parte da estratégia de ação do Inpa em promover a extensão e a disseminação da cultura de inovação e empreendedorismo. A proposta do Projeto Aliança, segundo Bentes, é permitir a dinamização das atividades de empreendedorismo e inovação tecnológica no Amazonas.
O projeto também permite a elaboração do planejamento estratégico da rede, a avaliação do diagnóstico empreendedor, dinamização da cultura empreendedora na região, além de articular ações de interação e acesso às tecnologias dos parceiros.
O curso
O Curso está dividido em três módulos e prossegue até o próximo dia 24 de abril. Segundo o engenheiro Edwan Lima, instrutor da disciplina Gerenciamento de Projetos, o objetivo é repassar os fundamentos necessários aos participantes e fazer com que sejam capazes de gerenciar um projeto, onde se busque conseguir fazer aquilo que ele se propõe dentro de parâmetros de controle, tais como custo, prazo, qualidade e escopo para que tenham um projeto de sucesso.
Para Leonardo Silva, um dos participantes do curso e analista de Projetos, do Núcleo de Geração de Negócios, a qual está vinculada a Incubadora de Negócios do Centro de Biotecnologia da Amazônia (INCBA), o curso vai agregar conhecimento para capacitá-lo a gerir os negócios dentro do CBA.
IO que é uma incubadora?
Incubadora é uma entidade que reúne microempresas em fase de projeto ou desenvolvimento, disponibilizando por meio de parcerias institucionais: infraestrutura, apoio técnico e administrativo, assessoramento gerencial, jurídico e comunicacional.
Redes Sociais