Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Mestrado em Gestão de Áreas Protegidas do Inpa celebra dez anos com debate sobre políticas ambientais
Início do conteúdo da página
Notícias

Mestrado em Gestão de Áreas Protegidas do Inpa celebra dez anos com debate sobre políticas ambientais

  • Publicado: Quarta, 02 de Dezembro de 2020, 15h40
  • Última atualização em Quarta, 02 de Dezembro de 2020, 15h45

banner10AnosMPGAPeventoINPA 

Evento promovido pelo único curso de mestrado profissional do Inpa será online e gratuito, com transmissão pelo canal do MPGAP 10 Anos no YouTube

 

Da Redação – MPGAP/ Inpa

 

Nesta quinta e sexta-feira (03 e 04), o Mestrado Profissional em Gestão de Áreas Protegidas na Amazônia (MPGAP) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) irá celebrar sua primeira década de história com o evento “MPGAP 10 Anos – Para Refletir as Políticas Ambientais e as Perspectivas Para o Futuro”. Em virtude do distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19, o evento será 100% online, transmitido pelo Youtube. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia do evento, no site.

Neste ano, o MPGAP realizou a 100ª defesa, um marco temporal que demonstra a trajetória de sucesso do curso. “O principal objetivo do evento é registrar os primeiros dez anos de história do MPGAP, e eu ficaria muito satisfeito se ao final as pessoas compreendessem a importância de ter um programa inovador que constitui uma das principais interfaces do Inpa com a sociedade”, disse o coordenador do MPGAP George Rebêlo, ecólogo e pesquisador do Inpa há 35 anos.

As Áreas Protegidas são fundamentais para a defesa do meio ambiente amazônico, que hoje resguarda a maior biodiversidade do mundo e maior área florestal de pé do planeta. Segundo Rebêlo, as áreas protegidas encontram-se sob constante ameaça, o que pode afetar o Brasil e o mundo.

Para o coordenador, é nesse contexto que a formação de gestores profissionais para essas áreas se torna tão chave. “O papel do MPGAP é refletir sobre isso, produzir gestores, procurar soluções para enfrentar esses desafios, além de ser um espaço de discussão, reflexão, avanço, inovação e pesquisa”, contou Rebêlo.

O evento tem início às 9h (de Manaus) e segue com cinco mesas-redondas nos dois dias de programação. A proposta é refletir sobre o que mudou na última década e quais as perspectivas para um futuro que parece tão incerto, hoje. Os debates sobre unidades de conservação, bioeconomia, formação de gestores de áreas protegidas e aulas virtuais serão conduzidos por quase 15 especialistas do Inpa e de outras instituições parceiras, parte deles professores do programa. Ver programação aqui.

Também haverá um momento para avaliar o impacto do MPGAP na trajetória profissional dos alunos, que deve contar com a participação de diversos egressos. Criado em 2010 como o primeiro mestrado profissionalizante do Inpa, o MPGAP forma gestores de áreas protegidas, função cada vez mais importante para um desenvolvimento sustentável e apoio das populações dessas áreas, historicamente negligenciadas.

Serviço:

MPGAP 10 Anos – Refletir políticas ambientais e as perspectivas para o futuro

Data: 03 e 04 de dezembro de 2020

Local: Canal do YouTube  MPGAP 10 anos

Inscrição e programação: acesse o site do evento.

Mais informações no site do evento ou em suas redes sociais @MPGAP10anos no Instagram e Facebook

registrado em:
Fim do conteúdo da página