Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa participa do Mês Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovações nesta quinta-feira
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa participa do Mês Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovações nesta quinta-feira

  • Publicado: Quarta, 28 de Outubro de 2020, 09h46
  • Última atualização em Sexta, 27 de Novembro de 2020, 17h30

bannersiteMNCTI2020INPA

Programação terá palestras, visitas virtuais ao Bosque da Ciência e Coleções biológicas, Entrevista com a diretora do Instituto e teatro de fantoche. Veja aqui a Programação

Da Redação – Inpa

Banner - Luís Gabriel Leite 

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) participa nesta quinta-feira (29) do Mês Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovações (MNCTI), evento organizado pelo Ministério desta área. A programação especial também vai comemorar o aniversário de 68 anos de criação do Instituto (29 de outubro de 1952), com decreto nº 31.672 assinado pelo então presidente Getúlio Vargas. A implantação, porém, ocorreu quase dois anos depois (27 de julho de 1954).

A proposta do Mês é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência, Tecnologia e Inovações, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Em função da pandemia de Covid-19, o evento será virtual com transmissão pelo canal do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações no YouTube/ascommctic .

Será um dia inteiro de transmissão, começando às 8h (de Manaus) com apresentação das atividades que o Inpa desenvolve e com encerramento previsto para as 19h (de Manaus). Veja aqui a programação. O Inpa é referência nos estudos da biodiversidade e ecossistemas da Amazônia, geração e socialização do conhecimento, tecnologias e inovações que impactam na qualidade de vida e no desenvolvimento da região.

“O Dia do Inpa no MNCTI será um dia especial e uma oportunidade em âmbito nacional para divulgar o trabalho do Inpa e  mostrar o que fazemos de pesquisas, desenvolvimento de tecnologias e educação na Amazônia”, disse a coordenadora de extensão do Inpa, a pesquisadora Rita Mesquita.

Entre as atividades estão entrevista com a diretora Antonia Franco, visita virtual às Coleções Biológicas (peixes, aves, invertebrados e visita no Cequa/ tartarugas) e palestras sobre biodiversidade amazônica, cogumelos da Amazônia, piscicultura e áreas alagáveis com os pesquisadores William Magnusson, Noemia Ishikawa, Elizabeth Gusmão e Maria Teresa Piedade, respectivamente.

Haverá ainda atividades lúdicas e educativas, como a Visita virtual no Bosque da Ciência, o Teatro de fantoches “Os Leishmaníacos na caça do mosquito tatuquira” e o “Delivery do Bosque”, uma ação de entrega de kits de educação ambiental contendo o livreto A natureza me contou – histórias da Amazônia e desenhos para colorir. A entrega acontecerá das 10h às 12h (de Manaus), na portaria do Bosque da Ciência,  que fica na rua Bem-te-vi, s/nº,  Petrópolis, respeitando as recomendações sanitárias.

Saiba Mais

Na semana passada (de 17 a 23 de outubro), o Inpa realizou a 17ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com mais de 30 atividades ao vivo. O tema deste ano foi Inteligência Artificial  - a nova fronteira da Ciência brasileira. Todas as atividades podem ser revistas no canal do Inpa no YouTube /AscomInpa

 

PROGRAMAÇÃO

 

FINAL

registrado em:
Fim do conteúdo da página