Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Ciência, arte e música encerram Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Inpa
Início do conteúdo da página
Notícias

Ciência, arte e música encerram Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Inpa

  • Publicado: Quinta, 22 de Outubro de 2020, 15h09
  • Última atualização em Quinta, 22 de Outubro de 2020, 15h23

banner SarauSNCTINPA2020

 

Transmissão ao vivo do Sarau que reúne roda de conversa com intervenções artísticas acontecerá pelo canal do Inpa no YouTube /AscomInpa e nas páginas do Facebook do Inpa (/inpa.mctic) e Bosque da Ciência (/bosquedaciencia.inpa)

 

Da Redação – Felipe Zanusso / Bosque da Ciência

Banner – Luís Gabriel Leite – Bosque da Ciência

 

Nesta sexta-feira (23), a partir das 16 horas, a roda de conversa “Ciência, arte e os caminhos da sustentabilidade” encerrará as atividades do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) na 17° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O tema do deste ano da SNCT é Inteligência Artificial – a nova fronteira da ciência brasileira.

O evento acontecerá em formato virtual com transmissão ao vivo e terá uma roda de conversa acompanhada de intervenções musicais e artísticas.

 

Alberto César Araujo Agencia Amazônia Real

 

As pesquisadoras do Inpa Noemia Kazue Ishikawa e Ana Carla Bruno se unem ao artista Adenildo Soares da Silva, popularmente conhecido como Denis LDO, grafiteiro com trabalhos em Manaus que abordam temas como regionalismo, preservação do meio ambiente e cultura amazônica.

 

Os três convidados discutirão a relação entre ciência e arte e como as duas linguagens podem se complementar. Também serão provocados a comentar qual a importância da arte na sensibilização ambiental e a relação entre arte urbana e os povos da floresta.

Nos intervalos da conversa, o público poderá conhecer as músicas da banda Arawak, que tem o propósito de promover a educação ambiental por meio de suas composições. Seu repertório é uma homenagem a floresta, rios, animais e a cultura amazonense.

 

Arte e fotos Denis L.D.O 2

Simultânea à programação, a artista plástica Hadna Abreu buscará inspiração para produzir, ao vivo, uma obra com o tema “Os caminhos da sustentabilidade”. Hadna é artista visual atuante na cidade de Manaus e já expôs nas principais galerias da capital amazonense e também participou de exposições em São Paulo (SP) e Salvador (BA). O contexto social e cultural é a sua maior inspiração.

A mediação do sarau ficará a cargo de Gabriel Verçoza, mestre em Zoologia e bolsista do Inpa. Gabriel é mestre em zoologia e, além da paixão pela ciência, é apaixonado pelo manguebeat, ritmo originado em seu estado natal, Pernambuco. Ele atua com sensibilização ambiental comunitária desde 2014 e pela democratização e descolonização da ciência, pesquisando história natural dos peixes elétricos.

 

Hadna Abreu artista

 

A transmissão do sarau ocorrerá pelo canal do Inpa no YouTube /AscomInpa e nas páginas e Facebook do Inpa (/inpa.mctic) e Bosque da Ciência (/bosquedaciencia.inpa).

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página