Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa regressa para a fase 1 do retorno das atividades presenciais no Instituto
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa regressa para a fase 1 do retorno das atividades presenciais no Instituto

  • Publicado: Terça, 13 de Outubro de 2020, 11h02
  • Última atualização em Terça, 13 de Outubro de 2020, 17h08

 bannerRetornofase1inpa

 

A medida em caráter preventivo à transmissão de Covid-19 de regressão à fase anterior prevê reprogramação das fases seguintes

Da Redação – Inpa
Banners - Tito Fernandes – Editora Inpa

Com o aumento de casos e hospitalizações por Covid-19 no Amazonas, o Instituto Nacional de Pesquisas  da Amazônia (Inpa/MCTI) retorna hoje (13) para a Fase I das atividades presenciais e permanece nela até a próxima sexta-feira (16) em todas as unidades do Instituto. A decisão foi publicada nesta terça-feira (13), na Portaria Nº 3800/2020, que altera a Portaria nº 3220/2020, mais precisamente o cronograma das fases de retorno.

O retorno das atividades presenciais continua gradual e escalonado seguindo a mesma estrutura da portaria anterior, incluindo o revezamento de dias e horários alternados. O que muda agora é apenas o cronograma, para garantir a saúde e segurança da comunidade do Inpa.


Nesta terça-feira (13), o Inpa daria início à Fase III de um total de quatro, mas com a evolução dos casos do novo coronavírus haverá regressão, conforme previa a Portaria PO. N º 3320/2020. Nas três fases iniciais, enquanto o servidor não estiver em trabalho presencial, o restante da jornada semanal será cumprido de forma remota.

 

banners retorno 2

 

Pelo novo cronograma, a Fase I será de 13 a 16 de outubro e os servidores serão dispostos em grupos de trabalho em dias ou semanas alternados, com expediente presencial de quatro horas nos dias trabalhados nas dependências do Inpa. Na Fase II (19 a 30 de outubro) os servidores desenvolverão suas atividades em período integral de oito horas de expediente presencial, ainda em dias ou semanas alternados.
A Fase III (de 02 de novembro até a decretação do fim do Estado de Emergência em saúde pública pelo Governo Federal) permanece com as orientações da Fase II, e a quarta, e última, é a volta à normalidade.

Estão mantidas as medidas mais rigorosas de distanciamento para os servidores do grupo de risco e àqueles que têm filhos em idade escolar com aulas suspensas, desde que ainda esteja em vigor norma local que suspenda as atividades escolares ou em creche, por motivos de força maior relacionadas ao novo coronavírus. Para esses servidores permanece o trabalho remoto, caso não desenvolvam atividades essenciais presenciais.

 

banners retorno fase 3


Também permanecem as orientações sobre cada fase, incluindo o avanço, permanência ou até a regressão de fases do plano de retorno do Inpa, que dependerá da situação epidemiológica da Covid-19 em Manaus (AM), Porto Velho e Ouro Preto do Oeste (RO), Santarém (PA), Rio Branco (AC) e Boa Vista (RR), onde estão instalados a sede e Núcleos de Apoio à Pesquisa do Inpa. Serão levadas em consideração as regras do Ministério da Saúde e dos órgãos de saúde desses estados (exemplo, consultas da situação do AM: http://www.fvs.am.gov.br/transparenciacovid19_dadosepidemiologicos).


As medidas de proteção continuam válidas, como distanciamento de 2 metros entre as pessoas, uso máscara para entrar e permanecer no Inpa, medição de temperatura corporal nas portarias e higienização regular das mãos com álcool em gel 70%, bem como dos materiais das estações de trabalho. Veja aqui as Condutas que devem ser observadas durante as atividades presenciais.


Bosque da Ciência


O Bosque da Ciência continua sem uma data definida para o retorno da visitação pública. Conforme a Coordenação de Extensão (COEXT), a equipe está trabalhando para reabrir o espaço de forma segura assim que for possível.

 

banners retorno 4

registrado em:
Fim do conteúdo da página