Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Vídeo: Workshop INCT Adapta expõe resultados positivos
Início do conteúdo da página
Notícias

Vídeo: Workshop INCT Adapta expõe resultados positivos

  • Publicado: Quarta, 26 de Março de 2014, 20h00
  • Última atualização em Terça, 14 de Abril de 2015, 09h40

 

O projeto foi prorrogado por mais um ano e segue até 2015.O Adapta conta com o apoio e financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) 

Por Luciete Pedrosa

Com apresentações de cerca de 100 trabalhos científicos e vários deles utilizando tecnologias de última geração, como o de sequenciamento de genes, o V Workshop INCT Adapta chega ao fim com resultados positivos. Esta é a avaliação do coordenador do projeto Adapta e diretor do Inpa, Adalberto Val, durante encerramento do evento que ocorreu na manhã desta quinta-feira (27).

Na ocasião, o coordenador anunciou a decisão do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em prorrogar o projeto até fevereiro de 2015. “Estou extremamente feliz porque este projeto tem um desempenho muito além do que foi planejado originalmente, por conta da dedicação dessas pessoas que estiveram aqui. Decidimos, hoje, que vamos continuar trabalhando juntos e nos apresentar para as novas oportunidades que se abrem com o financiamento de pesquisas no Brasil e no mundo”, declarou Adalberto Val.

Ele explica que o Adapta lida a questão das mudanças climáticas e seus efeitos sobre os organismos que, segundo ele, ocupada uma atenção significativa dos cientistas no mundo inteiro.“Aqui na Amazônia temos informações bastante precisas de que vamos ter um efeito significativo e já estamos, de certa forma, experimentando essas mudanças climáticas”, alerta.

Segundo ele, foram mais de 200 dissertações e teses desenvolvidas no âmbito do Adapta e até o momento o projeto já apresentou 15 novas patentes que vão estar liberadas para a transferência de empresas que se interessarem. Algumas dessas patentes têm interesses diferentes como o desenvolvimento de software para análises da expressão gênica usando tecnologia de última geração.

Confira os trabalhos premiados e o resumo do evento. Veja:

registrado em:
Fim do conteúdo da página