Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Núcleo do Inpa em Roraima instala equipamento para monitorar qualidade do ar em Boa Vista
Início do conteúdo da página
Notícias

Núcleo do Inpa em Roraima instala equipamento para monitorar qualidade do ar em Boa Vista

  • Publicado: Quarta, 05 de Agosto de 2020, 11h29
  • Última atualização em Quarta, 05 de Agosto de 2020, 11h30

RR1

O equipamento trará dados sobre a poluição no ar de Roraima, para contribuir com a geração de políticas públicas e inserir a região em uma rede mundial de dados contínuos sobre a qualidade do ar

Da Redação – Inpa

Fotos: Paulo Winz Filho e Divulgação NAPRR

O Núcleo de Apoio à Pesquisa de Roraima (NAPRR) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) instalou um equipamento de monitoramento da qualidade do ar em Boa Vista (RR), centro urbano localizado na maior área de savana do norte da Amazônia. O objetivo é obter séries temporais longas o suficiente para detectar padrões regionais de poluição atmosférica. 

Os estudos estão sendo desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa “Ecologia e Manejo dos Recursos Naturais das Savanas e Florestas de Roraima”. O GP é liderado pelo pesquisador do Inpa, Reinaldo Imbrozio Barbosa, engenheiro florestal com doutorado em Biologia Tropical - Ecologia.

“Essa investigação é de suma importância para geração de políticas públicas de caráter local, pois Boa Vista é carente em informações dessa natureza, impedindo análises de correlação entre atividades antropogênicas degradantes ao meio ambiente como queimadas e incêndios, associadas, por exemplo, ao aumento de casos de doenças respiratórias”, conta Imbrozio. 

RR2

O equipamento instalado em julho é composto por dois sensores da rede PurpleAir responsáveis por captar as partículas presentes no ar, o que inclui poeira, fumaça e outras partículas de natureza orgânica e inorgânica. O laser dos sensores conta o número de partículas em seis tamanhos  de micrômetros de diâmetro (0.3, 0.5, 1, 2.5, 5 e 10). Após o levantamento de dados, o sistema calcula a concentração de massa. Além dessas informações os sensores medem outras variáveis como temperatura e umidade. 

Para o técnico em estações experimentais do Inpa e integrante do Grupo de Pesquisa Ecologia e Manejo dos Recursos Naturais das Savanas e Florestas de Roraima, Arthur Citó, o equipamento trará dados que podem ser úteis para a comunidade científica e órgãos públicos. 

“A contribuição do equipamento vai além do aproveitamento dos dados para o Grupo de Pesquisa. Primeiro porque insere Roraima numa rede mundial de levantamento de dados contínuos sobre a qualidade do ar, segundo porque os dados são abertos e estão disponíveis para toda a sociedade e comunidade científica utilizar”, explica. 

O equipamento da rede Purpleair é o primeiro a ser instalado em um Campus do Inpa. Segundo a equipe do Núcleo de Roraima, em Manaus apenas a Universidade Estadual do Amazonas (UEA) tem a rede instalada.

RR3

Todos os dados de coleta de Roraima ficarão disponíveis de forma pública e podem ser acessados livremente por qualquer usuário através do site. 

Acesse: undefined.

registrado em:
Fim do conteúdo da página