Inpa implanta sistema de registro eletrônico de frequência para servidores e estagiários
A medida atende a determinação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e passou a valer no dia 1° de maio. Acesso aqui o SISREF https://sisref.sigepe.gov.br/sisref/entrada.php
Por Cimone Barros – Inpa
Banner: Tito Fernandes – Editora Inpa
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) começou a utilizar no dia 1° maio o Sistema de Registro Eletrônico de Frequência (SISREF) para servidores e estagiários. A ferramenta digital de frequência faz parte das ações de modernização da administração pública e visa substituir gradativamente os registros manuais.
O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) está implementando o sistema em todas as unidades de pesquisa e institutos. A solução tecnológica para controle de frequência permite ainda a adoção de banco de horas, de compensação de horas e é integrado ao SIAPE, com acesso, por exemplo, a informações sobre as férias do servidor.
No SISREF, o servidor é responsável por “bater seu ponto” (entrada, saída e retorno do intervalo, fim de expediente e ausências). Já a chefia é o gestor do sistema, podendo inclusive lançar as ocorrências para o servidor - por dia ou período – e é chefia quem aceita ou não justificativa do servidor.
Como houve mudanças na jornada de trabalho de vários servidores e estagiários por conta das ações de combate à pandemia da Covid-19, houve alguns ajustes no uso do sistema nesse período. Desde 20 de março foi regulamentada, de forma ampla, a jornada de trabalho no âmbito do MCTIC, em caráter excepcional e temporária. O trabalho remoto está em vigor até 15 de maio.
“Quem está em trabalho remoto ou afastado sem conseguir trabalhar não deve lançar seu ponto ou ocorrências no sistema. O chefe é quem fará essa tarefa até quando esse servidor voltar ao trabalho presencial novamente no Inpa”, explicou a Coordenadora de Gestão de Pessoas do Instituto, Carolina Maia.
A coordenadora orienta que o chefe lance no registro de frequência a ocorrência do servidor – 387 (trabalho remoto) ou 388 (impossibilidade de trabalhar) por período, conforme a situação de cada um durante o período de ausência física do servidor ou estagiário no Inpa e a orientação do Ministério da Economia, constante no Processo SEI 01280.000540-2020.
O servidor com jornada normal - indo diariamente oito horas por dia – deve acessar o SISREF e bater o ponto nas quatro marcações. Já a pessoa que está em regime de revezamento, vai bater o ponto nos dias e horários em que for ao Inpa; e não vai bater o ponto de casa nos dias que não for para o Instituto. Para esses dias, o chefe vai inserir o código 387 ou 388.
O uso da ferramenta não é obrigatório para pesquisadores e tecnologistas, dadas às características das funções que desempenham.
Mais informações podem ser obtidas com o Setor de Recursos Humanos do Inpa, por meio dos telefones (92) 3623-3308, 3043 ou pelos e-mails sereh@inpa.gov.br, clea.loureiro@inpa>.gov.br, danilo.farias@inpa.gov.br .
Saiba Mais
O sistema é composto de três módulos (todos com ambiente de treinamento e ambiente de produção), conforme apresentado no treinamento presencial realizado no dia 10 de março de 2020, no Auditório da Ciência:
a) módulo servidor: https://treina.sisref.sigepe.gov.br/sisref/entrada.php e https://sisref.sigepe.gov.br/sisref/entrada.php
b) módulo chefia: https://treina.sisref.sigepe.gov.br/sisref/chefia.php e https://sisref.sigepe.gov.br/sisref/entrada.php
c) módulo RH (este é apresentado apenas aos servidores do RH).
COMUNICADO 010/2020 SISREF - SGP DO MINISTÉRIO DA ECONOMIA – 08.04.2020*
(*O item b desse comunicado não aplica ao INPA)
Redes Sociais