Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa promove palestra sobre as respostas da bacia amazônica às mudanças climáticas
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa promove palestra sobre as respostas da bacia amazônica às mudanças climáticas

  • Publicado: Segunda, 24 de Março de 2014, 20h00
  • Última atualização em Terça, 14 de Abril de 2015, 09h12

 

O palestrante, Dr. Roel Brienen, apresentará resultados das suas pesquisas sobre como a floresta respondeu às mudanças climáticas ao longo de tempo e como o método de estudar anéis anuais de crescimento e análises de isótopos de oxigênio de árvores podem contribuir na discussão sobre futuras mudanças no ciclo hidrológico da região

Por Camila Leonel

Na próxima sexta-feira (28), às 16h, no Auditório da Biblioteca do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/CTI) , ocorrerá a palestra “Using tree rings and isotopes to understand responses of the Amazon basin to climate change: recent advances and pitfalls” (Usando os anéis das árvores e isótopos para entender as respostas da bacia amazônica para as mudanças climáticas: avanços recentes e armadilhas).

 O evento é uma atividade do grupo de pesquisa MAUA (Ecologia, monitoramento e uso sustentável de áreas úmidas) e é destinada a professores e alunos dos programas de pós-graduação do Inpa.

O palestrante será o pesquisador da School of Geography University od Leeds, na Inglaterra, Roel Brienen. Ele estuda ofuncionamento do ecossistema e as interações entre a ecologia e o meio ambiente com um interesse específico sobre o impacto das alterações climáticas nas florestas tropicais e recentemente, começou a usar a análise de isótopos de oxigênio da celulose dos aneis de árvores como um marcador para as mudanças históricas no ciclo hidrológico da Amazônia.

Durante a palestra, Roel apresentará resultados recentes sobre as suas pesquisas com aneis de árvores e isótopos de carbono e oxigênio extraídos da celulose dos aneis de árvores datados e registrados na bacia amazônica. A partir desses resultados, o pesquisador pretende ajudar os presentes a compreender como a floresta respondeu ao clima no passado. Tais informações sobre a variabilidade natural e o regime hidrológico do passado são importantes para discutir possíveis mudanças que poderão ocorrer no futuro.

registrado em:
Fim do conteúdo da página