Inpa recebe visita de subsecretários das Unidades Vinculadas do MCTIC
O objetivo foi ampliar a interlocução e apresentar aos subsecretários a infraestrutura e prioridades do instituto de pesquisa, dos mais importantes da Amazônia
Da Redação - Inpa
Fotos - Acervo Ascom
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) recebeu a visita do subsecretário das unidades vinculadas ao Ministério da Ciência Tecnologia Inovação e Comunicações (MCTIC), Gerson Nogueira Machado de Oliveira, e do seu substituto, Fábio Sahm Paggiaro. A finalidade da visita foi conhecer as pesquisas, infraestrutura e necessidades do Instituto.
Os subsecretários foram recebidos pela Diretora do Instituto, Antonia Franco, juntamente com o Chefe de Gabinete, Sérgio Guimarães, além de coordenadores e chefes de setores. “Trazê-los aqui para conhecer um pouco da nossa Instituição possibilita uma melhor interlocução, além de ser primordial para alcançar os objetivos da gestão”, disse Franco.
A visita que aconteceu no dia 11 de fevereiro, nos três campi do Inpa, teve início pelo Campus III do Inpa (V-8), onde foram apresentadas as instalações e pesquisas desenvolvidas, como na Estação de Aquicultura. Na oportunidade, pesquisadora Elizabeth Gusmão explicou os estudos realizados, especialmente com os sistemas de cultivo de peixes com bioflocos.
No Campus II, Aleixo, a comitiva conheceu às Coleções Zoológicas. Recepcionados pelos pesquisadores Fernanda Werneck e Marcio Oliveira, os subsecretários conheceram as coleções, instalações, melhorias do prédio e carências infraestruturais. “A visita do Ministério é importante para mostrar o valor das coleções, não apenas para a região, mas também para outros estados e até fora do Brasil”, destaca Werneck.
Pela parte da tarde a comitiva visitou Campus I, Aleixo, e participou de uma reunião com a Direção. Guiados pela líder do Grupo de Pesquisas em Abelhas (GPA), a pesquisadora Gislene Carvalho, os subsecretários receberam informações sobre os estudos desenvolvidos com abelhas sem ferrão e degustaram mel diretamente da colmeia.
O Biotério Central foi apresentado pelo coordenador, o veterinário Leonardo Brandão, que na oportunidade apresentou aos subsecretários os espaços onde são mantidos os animais, o tipo de ração e ferragem utilizada, além do espaço de higienização. “Aqui eles tem uma noção mais clara da infraestrutura e do custo de manutenção do nosso biotério, um dos mais modernos da região”, conta Brandão.
Na sequência foi feita uma caminhada no Bosque da Ciência e um tour pela Casa da Ciência, um dos principais atrativos do espaço e foi modernizado em meados de 2019. Guiados pela coordenadora de Extensão Rita Mesquita, Machado e Paggiaro puderam ver as interações do Bosque com a pesquisa e papel do espaço de visitação do Inpa junto à sociedade.
A visita foi concluída no Laboratório Temático de Química de Produtos Naturais (LTQPN), onde os visitantes foram recebidos pelo pesquisador Sérgio Nunomura e técnicos.
Após a visita pelas dependências do Instituto, ocorreu uma na Diretoria com a presença de coordenadores, pesquisadores, servidores e bolsistas. A Diretora do Inpa apresentou o vídeo institucional e fez uma apresentação das ações, necessidades e prioridades do Instituto para 2020. O subsecretário Gerson Machado agradeceu pela visita, falou sobre o papel da SUV e enfatizou a importância do Inpa para a região.
Redes Sociais