Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa promove 1º Simpósio Internacional de Nanotecnologia com foco nos avanços na saúde
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa promove 1º Simpósio Internacional de Nanotecnologia com foco nos avanços na saúde

  • Publicado: Quinta, 26 de Setembro de 2019, 12h13
  • Última atualização em Quarta, 27 de Novembro de 2019, 13h43

Evento também busca promover a discussão e a disseminação de informações científicas ligadas à nanotecnologia

 

Da Redação - Inpa

 

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) receberá em Manaus o 1º Simpósio Internacional de Nanotecnologia, que tem como tema Approaches for healthcare application (Abordagens para aplicação em saúde, em tradução livre). O evento acontece de 27 a 29 de Novembro de 2019, no Auditório do Bosque da Ciência do Instituto localizado na Rua Bem-te-vi, Petrópolis. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas.

Focado nos recentes avanços realizados na área de saúde humana relacionadas à nanotecnologia em diferentes linhas de pesquisa, o Simpósio busca promover a discussão e a propagação de informações científicas ligadas a Nanotecnologia. O evento contará com a presença de pesquisadores regionais, nacionais e internacionais de diferentes especialidades, com participação dos pesquisadores do Inpa que utilizam nanocompósitos como veículos carreadores de compostos com atividade biológicas: a diretora Antonia Franco (leishmaniose),Gemilson Soares Pontes (imunovirologia) Wanderli Tadei e Dra Rosemary Roque, ambos especialistas da malária e dengue.

Realizado pelo Inpa, o Simpósio conta com o apoio da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e da Fundação Hospitalar de Hematologia e Homoterapia do Amazonas (Hemoam). O responsável pela organização geral é o pesquisador do Inpa Gemilson Pontes, que é doutor em Ciências Médicas, com experiência na área de imunologia e ênfase em microbiologia, virologia e patologia.

 

Simposio De Nnanotecnologia INPA 2019

 

Para Pontes, as pesquisas voltadas para a nanotecnologia tem sido responsável por profundas mudanças econômicas, sociais, ambientais e militares. “Os resultados já são vistos na produção de semicondutores, nanocompósitos, biomateriais e chips”, conta o pesquisador.

O evento faz parte de um dos objetivos do consórcio VAHVISTUS, que tem convênio firmado entre o Inpa e a União Europeia via projeto Horizon 2020-MSCA-RISE-201. Paralelo ao Simpósio de Internacional de Nanotecnologia ocorrerá o 4º Seminário VAHVISTUS com os pesquisadores que compõe o consórcio.

VAHVISTUS é o nome dado ao consórcio formado por vários países vinculado ao maior programa de inovação e pesquisa da União Europeia Project Horizon 2020-MSCA-RISE-2016 (https://www.h2020-vahvistus.net/). VAHVISTUS é uma palavra filandeza que significa confirmação. “O principal objetivo do consórcio formado por esses países, incluindo o Brasil, pelo qual sou coordenador, é desenvolver novas estratégias de tratamento para doenças infecciosas tropicais e neoplasias”, disse Pontes.

Já estão confirmados no evento 21 palestrantes, sendo 12 internacionais, cinco nacionais e quatro regionais, com a expectativa de confirmação de outros palestrantes nas próximas semanas. Participarão do evento pesquisadores de institutos de Pesquisa da Itália, Ucrânia, Finlândia, Marrocos e Japão.

“Acredito que esse simpósio permitirá o fortalecimento e consolidação de linhas e grupos de pesquisa regionais. Além disso, esta evento permitirá que nossa região tenha uma oportunidade de ser colocada no cenário nacional e internacional na área da nanotecnologia, principalmente no campo da saúde”, destaca o pesquisador do Inpa.

Saiba Mais

Nanotecnologia é a ciência que estuda a manipulação da matéria em uma escala atômica e molecular, atuando na construção de estruturas entre 1 e 100 nanômetros com o objetivo de elaborar materiais mais estáveis. É usado em diferentes áreas como medicina, eletrônica, ciência da computação, física, biologia e engenharia dos materiais.

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página