Seminários do Inpa debatem Agrobiodiversidade para uma agricultura sustentável
O convidado é o pesquisador associado da Bioversity International Kauê de Sousa, que trabalha com ecologia aplicada, agrobiodiversidade, adaptação climática e sistemas de informação
Da Redação – Inpa
Nesta quinta-feira (10), os Seminários da Amazônia do Instituto Nacional da Amazônia (Inpa/MCTIC) vão debater “Agrobiodiversidade para uma agricultura climaticamente inteligente”, às 15h, no Auditório da Biblioteca, Campus 1 do Inpa. O palestrante convidado é o pesquisador associado da Bioversity International e candidato a PhD da Inland Norway University Kauê de Sousa, Ph.D.
A apresentação de Sousa irá explorar os desafios dos pequenos agricultores para adotar estratégias para adaptação climática de sistemas agrícolas, e como podemos usar diferentes métodos, da modelagem ecológica de nichos à ciência cidadã, para derivar soluções escalonáveis e localmente específicas sob eventos climáticos extremos.
Sousa trabalha com os temas de ecologia aplicada, agrobiodiversidade, adaptação climática e sistemas de informação. Engenheiro Florestal pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) com mestrado em "Tropical Agroforestry" pelo CATIE (Costa Rica), Sousa já colaborou em diversos projetos nos temas de mudanças climáticas, segurança alimentar e diversificação de sistemas na América Latina, África e Ásia junto ao World Agroforestry, CATIE e FAO.
Saiba Mais
Os Seminários da Amazônia são um espaço de debates sobre temas de ponta da pesquisa científica do mundo e da Amazônia e servem de alerta sobre fatos importantes da região. A sessão ordinária dos Seminários é realizada quinzenalmente às quintas-feiras, às 15h, no Auditório da Biblioteca do Inpa. Quinze minutos antes do início do evento é disponibilizado um café para os participantes, como forma de integração e troca de ideias.
Promovidos pela Coordenação de Extensão do Inpa, os Seminários são gratuitos e abertos ao público, a maioria dos participantes é estudante da pós-graduação do Instituto. A Comissão Organizadora é liderada pelas pesquisadoras do Inpa Dra. Rita Mesquita e Dra. Cristina Cox Fernandes.
Redes Sociais