Inpa vai expor tecnologias e produtos na Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus
Referência em estudos sobre biologia tropical, Inpa também trabalha para transformar conhecimento obtido com diversidade biológica e atuação com as comunidades em produtos
Da Redação – Inpa
Foto: Cimone Barros
Tecnologias e produtos desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) serão expostos na I Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (fesPIM), que acontece entre os dias 27, 28 e 29 de novembro, no Studio 5 Centro de Convenções, zona Sul de Manaus. O convite ao Inpa, uma instituição que é referência nos estudos da biodiversidade da Amazônia, foi feito pelo Instituto de Inteligência Socioambiental Estratégica da Amazônia (Instituto Piatam), promotor do evento.
A fesPIM tem como objetivo incentivar as iniciativas sustentáveis para melhorar a economia, com um espaço de venda direta de produtos produzidos no polo e importados com preços inferiores ao varejo, chamada de “Duty free”, mostrando a importância desse mercado para a sustentabilidade da floresta. A feira terá a participação de palestrantes renomados da área de sustentabilidade e exposições de várias organizações.
“Essa é uma boa oportunidade para mostrar o que o Inpa faz, seus produtos e o seu potencial de atuação na vertente da bioeconomia”, disse a diretora do Inpa, Antonia Franco.
Para o presidente do Instituto Piatam, Alexandre Rivas, a participação do Inpa no evento é um reconhecimento da importância do Instituto de pesquisa, assim como de outras instituições que trabalham há muito tempo com interesse voltado para o desenvolvimento da Amazônia. “Para nós é uma honra o Inpa ter aceitado o convite. Com certeza a participação do Inpa dá um brilho diferente, uma pegada diferente e nos ajuda a abrir portas”, disse Rivas.
Na FesPIM, a Coordenação de Extensão e a Incubadora de Empresas do Inpa estarão presentes divulgando as tecnologias desenvolvidas pelo Instituto para a sociedade, além de empresários, investidores e interessados em produzir em larga escala os resultados das pesquisas. Atualmente o Inpa possui 73 depósitos de patentes com 18 concedidas e outras tecnologias aptas para serem transferidas que não estão protegidas por direitos de propriedade intelectual.
Entre os produtos disponíveis estão cosméticos (sabonete e creme evanescente, ambos de pupunha e buriti) à base de frutos, alimentos nutritivos e funcionais (snacks de açaí, cereal matinal de pupunha, barra de cereal de pupunha e cupuaçu), secador solar de produtos naturais e madeireiros, equipamento portátil de água para desinfecção da água (Água Box), construções sustentáveis, entre outros que utilizam como base recursos da Amazônica.
Para mais informações, acesse fesPIM.
Redes Sociais