Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Aula Magna marca início do ano letivo dos Programas de Pós-graduação do Inpa

Aula Magna marca início do ano letivo dos Programas de Pós-graduação do Inpa

• Publicado: Quarta, 05 de Março de 2014, 20h00
  • Última atualização em Terça, 14 de Abril de 2015, 08h40

Diretor Adalberto Val fará palestra “A pós-graduação na Amazônia e seus desafios”

Por Camila Leonel

Nesta sexta feira (7), acontece a Aula Magna que marca o início das atividades da pós-graduação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCTI), às 15h, no Auditório da Ciência. O pesquisador e diretor do Inpa, Dr. Adalberto Luís Val, fará uma palestra sobre “A Pós-graduação na Amazônia e seus desafios”.

A pós-graduação do Inpa conta com nove programas (Mestrado e Doutorado) e neste ano terá 100 novos alunos de mestrado, quantitativo que fica na média dos últimos anos. A seleção do doutorado é fluxo contínuo. “Esses alunos vêm não só do interior do Amazonas como também de várias partes do Brasil. Fazemos seleção em vários estados, incluindo o interior do Amazonas (21 cidades), e mais de 500 candidatos se inscreveram no processo seletivo deste ano”, disse a Coordenadora de Capacitação do Inpa (COCP), Beatriz Ronchi Teles.

De acordo com Teles, o maior atrativo para os alunos é Amazônia e o Inpa, por ser referência mundial em biologia tropical. O Instituto capacita os alunos tendo a região amazônica como o seu laboratório natural, oferecendo a ampla possibilidade de qualificação em várias linhas de pesquisa sobre biodiversidade, que é um dos focos do Instituto.  A coordenadora lembra que no fim do ano passado alguns dos programas do Instituto subiram no conceito da Capes, ficando entre as notas 3 e 6. Na avaliação da Capes, as notas 6 e 7 são consideradas de padrão internacional.

Até dezembro de 2013, o Inpa formou 1.831 alunos entre mestres e doutores. Os programas de pós-graduação do Inpa estão divididos em: Agricultura no Trópico Úmido (PPG-ATU); Botânica (PPG-BOT); Ciências de Florestas Tropicais (PPG-CTF); Clima e Ambiente (PPG-CLIAMB) em ampla associação com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Genética, Conservação e Biologia Evolutiva (PPG-GCBEv); Mestrado Profissionalizante em Gestão de Áreas Protegidas da Amazônia (MPGAP); Entomologia; Biologia (PPG-Ecologia); Biologia de Água Doce e Pesca Interior (BADPI), além do Programa de Pós-graduação em Aquicultura da Universidade Nilton Lins, em ampla associação com o Inpa.

Adalberto Val é pesquisador do Inpa desde 1981 e diretor do Inpa desde 2006. É coordenador do Laboratório de Ecofisiologia e Evolução Molecular do (LEEN/Inpa), onde estuda a respiração e as adaptações dos peixes amazônicos às modificações do meio ambiente. Com pós-doutorado na Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá), Val possui cerca de trabalhos em periódicos nacionais e internacionais, e 10 livros publicados, entre eles “Fishes of the Amazon and their enviroment”, publicado pela editora Springer Verlag (Alemanha).