Inpa expõe quadros de adolescentes do Programa Galera Nota 10
As obras expostas são resultados da criatividade dos adolescentes que se interessaram pela pintura com as aulas de artes ministradas no programa
Por Luciete Pedrosa
Termina nesta sexta-feira (7) a exposição “Arena Amazonas, palco dos sonhos”, evento que reúne 13 obras em acrílico sobre tela de autoria dos adolescentes que fazem parte do Programa Galera Nota 10. O encerramento acontecerá às 10h, no Paiol da Cultura, no Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), e contará com a presença da secretária de Estado da Juventude, Desporto e Lazer, Alessandra Campelo, e do diretor do programa, Hefrânio Maia.
A exposição foi organizada pelo coordenador de Artes do Programa Galera Nota 10, o artista plástico José Veras. Ele conta que as obras expostas são resultados da criatividade dos adolescentes que se interessaram pela pintura com as aulas de artes ministradas no Galera Nota 10. As telas criadas foram inspiradas na Copa do Mundo de Futebol, que acontecerá em Manaus, no próximo mês de junho.
O coordenador explica que dentro do tema geral “Arena Amazonas”, os adolescentes resolveram explorar seus talentos direcionando a exposição em três subtemas, criando telas que retratam os frutos da terra, mistura de raças e o surrealismo.
José Veras conta que desde 2008, quando era instrutor de artes, vem descobrindo meninos talentosos no programa e com uma grande sensibilidade para as artes. “É uma felicidade muito grande para mim trabalhar com esses meninos que têm um grandepotencial e querem apenas um espaço, sendo que este espaço está sendo dado no Galera Nota 10. São adolescentes que são privilegiados pelo dom que possuem”, diz José Veras.
O Programa Galera Nota 10 é uma ação de inclusão social da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel) para atender cerca de 3.500 jovens e adolescentes de 12 a 29 anos, que se encontram em risco de vulnerabilidade social. O objetivo do programa é o resgate da cidadania plena e a valorização da cultura da paz. O projeto existe desde 2000 e atua em núcleos, nos bairros da Betânia (zona Sul), Santa Etelvina, e Mutirão (zona Norte), Alvorada (zona Centro-Oeste), oferecendo atividades esportivas, socioeducativas e culturais durante a madrugada.
Bosque da Ciência
O Paiol da Cultura é um espaço cultural versátil onde a ciência interage com a arte e a cultura e onde acontece lançamento de eventos regionais voltados para a música, pintura, fotografia, literatura e artesanato. O espaço localiza-se dentro do Bosque da Ciência, que fica aberto para visitação de terça à sexta-feira, das 9h às 12h, e das 14h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados funciona das 9h às 17h. A entrada custa R$5,00 sendo que crianças até 10 anos e idosos a partir de 60 anos a entrada é gratuita.
Localizado dentro do perímetro urbano de Manaus, o Bosque da Ciência possui uma área de 13 hectares (o equivalente a 13 campos de futebol) e fica dentro das dependências do Inpa, com entrada pela rua Otávio Cabral, s/nº – Aleixo. Criado em 1º de abril de 1995 com o objetivo de aproximar o saber científico da comunidade, o Bosque da Ciência se consolida como atração turística de Manaus e local onde crianças, jovens e adultos podem conhecer um pouco das pesquisas feitas pelo Inpa e ter contato com a natureza. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3643-3192/3312/ e 3293
Redes Sociais