Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa participa de Avenida da Ciência na 71ª Reunião Anual da SBPC, em Campo Grande
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa participa de Avenida da Ciência na 71ª Reunião Anual da SBPC, em Campo Grande

  • Publicado: Quinta, 25 de Julho de 2019, 14h45
  • Última atualização em Quinta, 25 de Julho de 2019, 15h24

SBPCINPA2019FotoShirleyCavalcante1

O tema deste ano é “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social”. Veja aqui a programação

 

Da Redação – Inpa

Fotos: Shirley Cavalcante – Editora Inpa

 

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) levou para a 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) uma amostra da diversidade de estudos e tecnologias que desenvolve e disponibiliza para a sociedade, como o secador solar. A SBPC é o maior evento de popularização da ciência da América Latina e neste ano será realizada de 21 a 27 de julho, na Universidade do Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande (MS).

 

Importante centro de excelência nos estudos da biodiversidade da Amazônia, o Inpa está presente na Avenida da Ciência, um espaço preparado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações (MCTIC) para dar visibilidade às ações das unidades de pesquisa e entidades vinculadas, por meio das exposições nos estandes e palestras. Antes as unidades ocupavam estandes dentro da Expotec.

 

SBPCINPA2019FotoShirleyCavalcante

 

O espaço atrai o público de várias idades e perfis, e abre uma oportunidade para o visitante conhecer a força da ciência brasileira, a dimensão das instituições e a diversidade temática tratada em cada uma delas. A Avenida conta com 39 estandes para todas as entidades do MCTIC e mais dois para a Prefeitura de Campo Grande e Governo do Estado.

 

Microscópio com amostras de mosquitos transmissores de doenças tropicais como malária, dengue e leishmaniose, óleos essenciais de plantas da Amazônia, caixas entomológicas, livros da Editora Inpa, vídeo institucional e peças gráficas podem ser encontrados no estande do Inpa.

 

“Estamos em Campo Grande, Centro-oeste do Brasil, um lugar onde pouca gente deve ter um conhecimento detalhado do que o Inpa faz. Então, é uma boa oportunidade pra gente ampliar o conhecimento dentro do Brasil do que a gente faz pela conservação e o desenvolvimento da Amazônia”, destacou a coordenadora de Extensão do Inpa, a pesquisadora Rita Mesquita.

 

SBPCINPA2019FotoShirleyCavalcante2

 

Além da Avenida da Ciência, pesquisadores do Inpa participam da programação científica da SBPC. Conforme a programação, a pesquisadora Vera Val compôs uma Mesa-Redonda na segunda (22) sobre Biodiversidade e Bioeconomia: riscos, oportunidades e impasses. O pesquisador Adalberto Val coordenou uma Mesa-Redonda na quarta-feira (24) Biomas 1: Amazônia, Mata Atlântica e Semi-Árido.

registrado em:
Fim do conteúdo da página