Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Parceria do Inpa com a Prefeitura de Manaus garante funcionamento do Bosque da Ciência
Início do conteúdo da página
Notícias

Parceria do Inpa com a Prefeitura de Manaus garante funcionamento do Bosque da Ciência

  • Publicado: Quinta, 25 de Julho de 2019, 09h16
  • Última atualização em Quinta, 25 de Julho de 2019, 09h38

Rayane Rocha Raeabertura Bosque da Ciencia 21

O bosque é um espaço dedicado à socialização do conhecimento, educação, cultura, lazer e turismo

 

Da Redação – Inpa

Fotos: Cimone Barros, Victor Mamede e Rayane Karoline

 

O Bosque da Ciência, espaço de visitação pública do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), voltou a funcionar no sábado (13) após fechamento temporário de quatro dias. A reabertura foi marcada simbolicamente pela assinatura de um Termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura de Manaus, com vigência de três meses, podendo ser renovável.

 

Pela parceria, a Prefeitura vai disponibilizar 20 estagiários remunerados e outros 46 bolsistas do programa Bolsa Universidade para atuar no receptivo de visitantes, já que o bosque dispõe de quantitativo reduzido de servidores. O Município também vai custear um estudo de viabilidade econômica com vistas à eventual terceirização de alguns serviços do bosque, além de ampliar a iluminação do Inpa.

 

ReaberturadoBosquedaCiencia CimoneBarros npa 9

 

O Instituto atuará na capacitação dos estagiários e continuará oferecendo com o bosque um espaço dedicado à popularização da ciência, educação ambiental, cultura e que há tempos entrou na rota turística de Manaus. O bosque funciona há 24 anos e por ano recebe, em média, cerca de 100 mil visitantes, mais de 70% de forma gratuita.

 

Para a diretora do Inpa, Antonia Franco, é extremamente importante para as instituições ter parcerias e o apoio local como o da Prefeitura. “Nós estamos em Manaus, nessa cidade linda, e por que não alguém se sensibilizar por algo que é feito e transferido para a própria população principalmente? Temos aqui uma circulação de pessoas muito intensa, então realmente é importante um político estar sensibilizado para ajudar a sua própria região e estrutura local”, agradeceu Franco.

 

ReaberturaBosquedaCiencia Cimone Barros Inpa 39

 

De acordo o prefeito Arthur Virgílio Neto, o Termo poderá ser renovável pelo tempo que precisar. “Enquanto eu for prefeito queremos de pé o Bosque da Ciência. Ele é bom para estudantes, turistas, estudiosos e pesquisadores. Ele faz parte desse grande manancial de sabedoria que é o Inpa”, disse o prefeito destacando a necessidade de o Instituto receber reforço no orçamento.

 

Na oportunidade, o prefeito recebeu do pesquisador do Inpa Cid Ferreira uma muda de Coccoloba, que prometeu plantar no Parque do Mindu. Virgílio fez ainda uma visita pela nova Casa da Ciência e participou no Paiol da Cultura da abertura da exposição Irreversível com o cientista Philip Fearnside e a artista Renata Padovan, que falaram sobre a catástrofe de Balbina. Irreversível fez parte do Festival Arte e Ciência que ocorreu no sábado e foi promovido pelo LabVerde, em parceria com o Inpa.

 

ReaberturadoBosquedaCiencia VictorMamede Inpa 6

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página