Pesquisador do Inpa lança livro sobre gestão de pesquisa
O livro aborda a experiência e análise do pesquisador na gestão administrativa do Instituto. O lançamento acontece hoje na Bemol do Manauara Shopping
Por Raiza Lucena
Com base em sua dissertação de mestrado defendida em 1994, o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), Peter Weigel, irá lançar nesta sexta-feira (28), a publicação 'A Difícil Gestão da Pesquisa: institutos públicos de pesquisa ou meros aglomerados de grupos de pesquisa? O caso do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa)’, que aborda questões baseadas em suas experiências como gestor no Instituto.
Com atuação no Inpa desde 1978, o pesquisador viu a necessidade de fazer uma análise e sugerir alternativas para que a gestão pudesse tentar induzir uma maior convergência entre o interesse dos pesquisadores e as demandas da economia e da sociedade da região. A análise se faz de 1978 até 2006, quando Weigel deixou as atividades de gestão e voltou à pesquisa, agora no Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea/Inpa).
Como sugestões de melhorias, o pesquisador sugere a necessidade de um canal mais eficiente de comunicação entre os grupos de pesquisa para que possam interagir mais, além de estruturação e compartilhamento de objetivos e metas, para que os pesquisadores possam desenvolver mais pesquisas integradas.
“A opção em publicar o livro foi para que ele possa servir futuramente como base para historiadores e até para gestores futuros do Inpa, mostrando como o Inpa funcionou ao longo do tempo e as dificuldades que existem na sua gestão. É um material de reflexão”, explica o pesquisador.
O lançamento da publicação será pela Editora da Universidade Federal do Amazonas (Edua) nesta sexta-feira (28), às 19h, na Bemol do Manauara Shopping, localizada na Avenida Mário Ypiranga, no bairro Adrianópolis (zona centro-sul de Manaus).O livro custa R$36,70.
Redes Sociais