Sono, Alimentação e Movimento são focos da Semana de Qualidade de Vida do Inpa
Evento voltado para a comunidade do Inpa terá mesa redonda, palestra, oficinas, exposições e a tradicional Ecocaminhada. Torneios paralelos também constam na programação. Programação e inscrições clique aqui
Da Redação – Inpa*
Banner: Rodrigo Verçosa – Editora Inpa
Com o tema “Tripé da Vida Saudável: Sono, Alimentação e Movimento”, a V Semana de Qualidade de Vida dos Servidores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) vai orientar e alertar a comunidade sobre a influência e importância desses três pilares na busca de uma vida saudável. O evento acontecerá no período de 14 a 18 de maio (terça a sábado) no Instituto.
A Semana de Qualidade de Vida faz parte do Programa Qualidade de Vida (PQV), iniciado em março de 2014, com o objetivo de promover ações de bem-estar e que estimulem a comunidade do Inpa a exercer hábitos saudáveis a fim de obter uma melhor qualidade de vida.
Um dos objetivos do tema deste ano é alertar sobre sintomas, diagnóstico e tratamento dos distúrbios do sono. De acordo com informações da Associação Brasileira do Sono, divulgadas pelo Correio Braziliense em 2017, 36,5% dos brasileiros dormem mal. Conforme o matutino, “muita gente perde o sono pensando nele. Há quem durma três horas e se sinta satisfeito. Os que têm poucas horas querem mais cinco minutos todas as manhãs. E existem aqueles que não dormem. Dorme-se pouco em troca de trabalho, estudo, ascensão financeira e tantos outros motivos. A sociedade parou de valorizar o sono como um componente da qualidade de vida e se priva dele”.
De acordo com as fisioterapeutas Renata Mansur e Luciane Andrade, da empresa Sonoar, um dos distúrbios que mais preocupa é a apneia do sono. As profissionais participarão de uma Mesa Redonda para esclarecer dúvidas sobre o sono, no dia 14 de maio, às 14h, no Auditório da Biblioteca do Inpa.
“Se você acorda muitas vezes durante a noite e tem se sentido cansado durante o dia, isso pode ser um dos sinais da apneia do sono, um distúrbio que faz com que o indivíduo pare de respirar várias vezes enquanto dorme”, explicou Mansur.
Outro sinal mais comum da apneia é o ronco, causado pelo estreitamento das vias aéreas durante o sono, por conta da posição em que o indivíduo dorme ou pelo relaxamento dos músculos da garganta. “Outros sinais podem ser dor de cabeça, irritabilidade e ganho de peso”, contou Andrade.
Também participarão do debate o jornalista esportivo Eduardo Monteiro de Paula, que falará sobre Movimento, um dos pilares do tema da Semana, e, ainda, a nutricionista clínica Dra. Kaori Nozawa, que falará sobre o pilar alimentação saudável.
Segundo a presidente da Comissão de Qualidade de Vida e Coordenadora de Gestão de Pessoas do Inpa, Carolina Maia, o tema foi escolhido por ser fundamental para o bem-estar físico do ser humano. “Se algum deles falta, dificilmente o indivíduo conseguirá ter bem-estar”, disse.
A alimentação e a atividade física já foram tratadas em outras edições da Semana de Qualidade de Vida, mas esta é a primeira vez que o sono será tema. “Muitas pessoas acham que tiveram uma boa noite de sono, mas nem se dão conta de que seu corpo não conseguiu descansar de verdade. Elas tiveram o sono interrompido durante a noite e nem perceberam. Isso traz prejuízos não só ao trabalho, mas à vida pessoal também”, afirma Carolina Maia.
Oficinas
Durante a programação da V Semana de Qualidade de Vida serão ministradas Oficinas, Palestra e Exposição gratuitas, aberta à comunidade do Instituto:
- Oficina 1 - “Uso do poder mental para uma vida mais saudável e produtiva” com o pesquisador do Inpa, Dr. Luiz Antonio Oliveira;
- Oficina 2 - “Uso de Plantas Medicinais para Atenção Primaria da Saúde” com o pesquisador do Inpa, Dr. Juan Revilla;
- Oficina 3 - “Fermentação Lática na Produção de Iogurte”, com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam);
- Oficina 4 - “Jardim Sensorial” com o servidor técnico do Inpa e Eng. Agrônomo Gário Florêncio.
Também consta na programação a exposição “O que há por trás dos rótulos?”, que mostrará alguns produtos alimentícios com suas respectivas quantidades de açúcar, sal e gorduras, e orientações de como entender os rótulos. A exposição contará com a participação de alunos do curso de Nutrição da faculdade Uninorte e será complemento da palestra “Alimentos ultraprocessados versus In Natura: dicas para vencer esta batalha nos dias de hoje”, com a pesquisadora e nutricionista do Instituto Dra. Dionísia Nagahama, que esclarecerá informações contidas nos rótulos de alimentos e apresentará aplicativos gratuitos que comparam produtos em relação a nutrientes.
A ideia é tornar as oficinas uma ação continuada após a V Semana, com potencial para ocorrer de forma mensal com temas variados que incentivem os servidores na busca de fatores que auxiliem na melhoria de sua qualidade de vida.
A programação seguirá em paralelo com os Torneios de dominó, tênis de mesa, sinuca e futebol, que teve grande adesão pelos servidores na edição anterior. No torneio de futebol deste ano haverá as modalidades masculino e feminino e será realizado no clube da Associação dos Servidores do Inpa (Assinpa).
EcoCaminhada
A EcoCaminhada encerrará o evento no dia 18 de maio, a partir das 8h, e contará com a participação da equipe da preparadora física Lílian Daniel, que animará o evento com aulas de zumba. A personal ressalta sobre os benefícios da prática de exercícios.
“A importância da atividade física não está vinculada apenas a ter um corpo bonito, é questão de saúde! Com a atividade você consegue eliminar toxinas, acelera o metabolismo, oxigena o cérebro, melhorando com isso a mentalidade, eliminando o sedentarismo, transtorno de ansiedade e depressão e muitos outros benefícios”.
A Semana de Qualidade de Vida conta com o patrocínio da Fipecq Vida e apoio dos parceiros Sonoar, Lílian Daniel Health, Maely Malhas e Associação dos Servidores do INPA (Assinpa).
Inscrições
Mais informações sobre a programação e inscrições da V Semana de Qualidade de Vida, acesse o link: https://www.sympla.com.br/v-semana-de-qualidade-de-vida-do-inpa__496609
*Informações da Coordenação da Semana de Qualidade de Vida do Inpa
Redes Sociais