Fotos de campo do curso Ecologia Aquática da Amazônia em exposição na State House
A exposição fotográfica faz fez parte do Dia Público de Defesa do Ensino Superior da PHENOM (Rede Pública de Ensino Superior de Massachusetts)
Por Cimone Barros – Inpa
Fotos: Acervo pesquisadora Cristina Cox
Duas fotos de campo do curso Ecologia Aquática da Amazônia estiveram durante uma semana (21 a 28 de março) em exposição na State House, em Boston (EUA), onde funciona a sede do governo de Massachusetts desde a Revolução Americana. Realizado de 2012 a 2016, o curso foi uma colaboração entre a Universidade de Massachusetts (UMass, Amherst) e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), coordenado pela pesquisadora do Inpa Cristina Cox.
Com fotos que mostram disciplinas interessantes e únicas, dentro e fora de sala de aula, o objetivo da exposição é promover educação pública de alto nível no estado de Massachusetts (Commonwealth). No curso UMass/Inpa, a parte teórica de ecologia da Amazônia foi lecionada no Departamento de Biologia da UMass, Amherst e a parte prática nos rios Negro e Amazonas, com a colaboração de pesquisadores do Inpa, Instituto que é referência mundial nos estudos de biologia tropical.
Para Cristina Cox, o curso estar na exposição representa um reconhecimento do trabalho, que expõe os alunos a uma experiência única de estudar e visitar a Amazônia. “No curso, os alunos observam a fauna e flora, interagem com as comunidades locais e visitam o Inpa, o Museu da Amazônia (Musa) e a cidade de Manaus”, destacou Cox.
Em uma das fotos que compõem o convite da exposição, Cox e os alunos usam uma chave dicotômica para identificar uma espécie de bagre (Brachyplatystoma tigrinum). Na outra foto do curso na exposição o aluno Stephen Lukas está em contato com uma preguiça.
O evento fez parte do Dia Público de Defesa do Ensino Superior da Public Higher Education Network of Massachusetts (PHENOM/ Rede Pública de Ensino Superior de Massachusetts), reunindo centenas de professores, funcionários e estudantes de toda a Commonwealth para defender o ensino superior público.
Redes Sociais