Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Fotos de campo do curso Ecologia Aquática da Amazônia em exposição na State House
Início do conteúdo da página
Notícias

Fotos de campo do curso Ecologia Aquática da Amazônia em exposição na State House

  • Publicado: Sexta, 29 de Março de 2019, 10h05
  • Última atualização em Sexta, 29 de Março de 2019, 10h19

A exposição fotográfica faz fez parte do Dia Público de Defesa do Ensino Superior da PHENOM (Rede Pública de Ensino Superior de Massachusetts)

 

Por Cimone Barros – Inpa

Fotos: Acervo pesquisadora Cristina Cox

 

Duas fotos de campo do curso Ecologia Aquática da Amazônia estiveram durante uma semana (21 a 28 de março) em exposição na State House, em Boston (EUA), onde funciona a sede do governo de Massachusetts desde a Revolução Americana. Realizado de 2012 a 2016, o curso foi uma colaboração entre a Universidade de Massachusetts (UMass, Amherst) e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), coordenado pela pesquisadora do Inpa Cristina Cox.

 

Com fotos que mostram disciplinas interessantes e únicas, dentro e fora de sala de aula, o objetivo da exposição é promover educação pública de alto nível no estado de Massachusetts (Commonwealth). No curso UMass/Inpa, a parte teórica de ecologia da Amazônia foi lecionada no Departamento de Biologia da UMass, Amherst e a parte prática nos rios Negro e Amazonas, com a colaboração de pesquisadores do Inpa, Instituto que é referência mundial nos estudos de biologia tropical.

 

UMass INPAConviteExposicaoBostonINPA.jpg

 

Para Cristina Cox, o curso estar na exposição representa um reconhecimento do trabalho, que expõe os alunos a uma experiência única de estudar e visitar a Amazônia. “No curso, os alunos observam a fauna e flora, interagem com as comunidades locais e visitam o Inpa, o Museu da Amazônia (Musa) e a cidade de Manaus”, destacou Cox.

 

Em uma das fotos que compõem o convite da exposição, Cox e os alunos usam uma chave dicotômica para identificar uma espécie de bagre (Brachyplatystoma tigrinum). Na outra foto do curso na exposição o aluno Stephen Lukas está em contato com uma preguiça.

 

O evento fez parte do Dia Público de Defesa do Ensino Superior da Public Higher Education Network of Massachusetts (PHENOM/ Rede Pública de Ensino Superior de Massachusetts), reunindo centenas de professores, funcionários e estudantes de toda a Commonwealth para defender o ensino superior público.

 

UMass INPA 1 Foto Cristina Cox INPA

 

EntradaExposicaoStateHouseUMassFotoAcervoCristinaCoxINPA1

registrado em:
Fim do conteúdo da página