Servidores e colaboradores expõem talentos no 7º Encontro Criarte Com Novas Ideias
A atividade mostra talentos de servidores, colaboradores e estagiários da Instituição
Da Redação – Inpa
Fotos: Cimone Barros e Priscila Lopes
Camisas com desenhos artísticos, arranjos natalinos, quadros com pinturas de espécies da fauna e flora amazônica, chaveiros e brincos de biscuit e artesanatos diversos. Esses são alguns dos materiais em exposição no 7º Encontro do Projeto Criarte Com Novas Ideias.
Promovido pela Comissão de Eventos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), o evento acontece nesta quinta e sexta-feira (06 e 07), na cantina da Instituição, das 9h às 15h. O encontro proporciona um espaço interativo de lazer e cultura aos servidores e colaboradores.
O servidor Ulysses Barbosa levou para o Criarte deste ano camisas estampadas com sublimação que divulgam animais da região como macaco, preguiça, gavião-real. “Os desenhos em linhas, pontos e traços são de outros artistas”, conta.
A servidora aposentada Glaucia Cauper, que participa do Criarte desde a primeira edição, faz sucesso com os arranjos natalinos. Mal chega e muitos dos artigos já são vendidos. Com mais “tempo livre”, Cauper também está aprimorando as técnicas com tecido, de costura à pintura.
“Estar aqui representa uma oportunidade de confraternização com os colegas e a responsabilidade de expor e ser recompensada pelo trabalho”, disse Cauper.
A estagiária de jornalismo Letícia Misna aproveitou o encontro para mostrar outras habilidades, agora como artesã de biscuit. Brincos e chaveiros de comidinhas (pizza, sanduíche, pirulito, sorvete, bolo), artigos da cultura pop (como Harry Potter e Senhor dos Aneis) e outros “objetos fofinhos” podem encontrados no estande de Misna e no Insta Biscoisas.
“Eu já tinha participado de outros eventos, mas aqui no Inpa está sendo uma experiência nova, gratificante”, revelou a estagiária.
Com pinturas da fauna e flora amazônica, da Mata Atlântica e da Venzuela, a artista e bolsista Carolina Bertsch explora a beleza da natureza para ajudar no trabalho de sensibilização ambiental. “Desta vez, eu trouxe quadros, ímãs e reproduções das pinturas em impressão digital da série aborígena, da série de espécies marinhas, entre outras coisas, como pulseiras, anéis e bolsas”, contou.
Fotos do Criarte 2018 podem ser acessadas no Flickr clicando aqui.
Redes Sociais