Casa da Ciência do Inpa entra em reforma a partir de dezembro
O espaço estará aberto para visitação até este domingo. O acervo da Casa será redistribuído em outros atrativos e o Bosque da Ciência funcionará normalmente
Da Redação – Inpa
Um dos atrativos mais visitados do Bosque da Ciência, a Casa da Ciência passará por reforma e modernização do acervo e estrutura. A nova proposta expositiva contempla amostras e informações de animais e plantas da biodiversidade amazônica, as interações ecológicas entre os organismos e o ambiente, além do ato de fazer ciência e como se chega ao conhecimento científico.
As obras de reforma iniciam em dezembro e para o público a Casa da Ciência estará aberta até este domingo (25). A previsão do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) é reabrir o espaço em junho de 2019. Nesse período, o Bosque da Ciência funcionará normalmente. A maior parte do acervo da Casa será redistribuída para a Casa de Madeira e o Chapéu de Palha, atrativos que ganham novas funções expositivas absorvendo itens como a Vida do Seringueiro e Vida Aquática, respectivamente.
Os itens mais delicados ou que precisam de cuidados especiais ficarão guardados, a exemplo da folha gigante da Coccoloba, que ficará no Auditório da Ciência por necessitar de um lugar climatizado. Após a reforma, a Coccoloba e outros elementos voltam para a Casa da Ciência, que ganhará porta de entrada e saída alterando o fluxo de visitação (hoje a mesma porta que entra é a que sai) e, na parte superior, um mezanino, onde ficará o acervo de aves e mamíferos. No térreo estarão seções de peixes, invertebrados, répteis e anfíbios e botânica.
“A Casa da Ciência cumpria muito bem seu papel para o visitante, e o seu acervo não será perdido. Pelo contrário, será ampliado e melhor organizado, com mais conteúdo e qualidade, onde será possível melhor apresentar a ciência que o Inpa produz”, destacou a coordenadora de Extensão do Inpa, a pesquisadora Rita Mesquita.
Esta será a primeira vez que a Casa da Ciência vai dispor de projeto museográfico, que foi desenvolvido pela empresa Equipe B, de Minas Gerais. A reforma é mais uma ação do Projeto Museu na Floresta, uma parceria do Inpa com a Universidade de Quioto, com o patrocínio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica).
Exposição
Conforme Rita Mesquita, que também é vice-coordenadora do Museu na Floresta, a nova exposição da Casa da Ciência tem como linha guia o fazer científico, a construção do conhecimento, mostrando como é feita a pesquisa e como se alcança o conhecimento científico em si.
A nova exposição será interativa, além de o público poder se colocar na posição de pesquisador e tentar compreender fenômenos ecológicos.
Na nova Casa também haverá sala de imersão, onde será possível ouvir sons da floresta e de pássaros, e um espaço para exposições temporárias, que atenderá demandas de grupos que queiram mostrar seus trabalhos durante um determinado período.
Saiba Mais
A Casa da Ciência fica dentro do Bosque da Ciência, espaço de visitação pública do Inpa que recebe cerca de 120 mil visitantes por ano e está localizado na rua Bem-te-vi, s/nº, Petrópolis, zona Sul de Manaus. Funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h e sábados e domingos das 9h às 17h. A portaria fecha às 16h. O ingresso custa R$ 5, mas crianças até 10 anos e idosos não pagam. Grupos agendados com antecedência também têm entrada gratuita. Interessados podem acessar http://abc-bosque.inpa.gov.br/
Redes Sociais