Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa e FAPAC viabilizam convênio para implantar dois cursos de pós-graduação no Acre
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa e FAPAC viabilizam convênio para implantar dois cursos de pós-graduação no Acre

  • Publicado: Domingo, 02 de Fevereiro de 2014, 20h00
  • Última atualização em Segunda, 13 de Abril de 2015, 11h16

 

O processo seletivo para Mestrado Acadêmico em Agricultura no Trópico Úmido (PPG-ATU) e o Mestrado Profissional em Gestão de Áreas Protegidas da Amazônia (MPGAP) deve acontecer ainda no primeiro semestre de 2014

Por Leonardo Jeronimo

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCTI) deve implantar no segundo semestre deste ano dois programas de pós-graduação no Acre, cada um com uma turma. Um dos programas será o Mestrado Acadêmico em Agricultura no Trópico Úmido (PPG-ATU) e o outro será Mestrado Profissional em Gestão de Áreas Protegidas da Amazônia (MPGAP), ambos já oferecidos em Manaus.

Na semana passada, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (FAPAC), Pascoal Torres Muniz, esteve na sede do Inpa, em Manaus (AM), para viabilizar o termo de cooperação técnica, que ainda será assinado para finalizar o acordo. A expectativa é formar 35 pessoas, sendo 25 no MPGAP e 10 no PPG-ATU.

De acordo com a coordenadora Capacitação (COCP), Beatriz Ronchi Teles, a FAPAC e a Universidade Federal do Acre (UFAC) irão colaborar para o andamento do processo. “Nós fomos procurados para fazer um convênio que envolverá políticas acadêmicas inter-regiões. A nucleação dos dois programas de pós-graduação do Inpa, com a formação de duas turmas no Acre terá o apoio logístico e financeiro de instituições do Acre”, explicou Teles.

O coordenador do Núcleo de Pesquisas do Inpa no Acre (NPAC/Inpa), Evandro Ferreira, destaca a importância de levar esses cursos para o Acre, especialmente para atender a demanda de servidores públicos que precisam de capacitação. “Existem várias instituições que têm profissionais sem nenhum tipo de capacitação, e para realizarem um trabalho de melhor qualidade, eles precisam estar capacitados”.

De acordo com Teles, o processo seletivo ocorrerá no primeiro semestre deste ano e as turmas estão agendadas para iniciar a partir de agosto, mas em municípios diferentes, embora com algumas disciplinas programadas para serem realizadas em Manaus. As aulas do Programa de Pós-Graduação em Agricultura no Trópico Úmido serão realizadas em Cruzeiro do Sul, enquanto as aulas do Mestrado Profissional em Gestão de Áreas Protegidas da Amazônia serão desenvolvidas na capital do estado, Rio Branco.  Já o corpo docente será enviado de Manaus.

“Esta é a oportunidade do Inpa mostrar que desenvolveu tecnologias e que está preparado para capacitar pessoas que possam fazer a diferença. Por isso que é importantíssimo que o Inpa esteja neste processo, inclusive a Coordenação de Ações Estratégicas (COAE) está enviando para o Acre um aparelho de vídeo conferência, que auxiliará nas aulas”, afirmou Ferreira.

Formação

Em 40 anos desde que foi implantado o primeiro Programa de Pós-Graduação do Inpa, a instituição já formou mais de 1.800 mestres e doutores, que cooperam para os avanços da pesquisa na região Amazônica.

Atualmente o Inpa possui nove programas de pós-graduação, sendo oito acadêmicos e um mestrado profissional. Destes, oito obtiveram nota 4 ou superior na avaliação trienal 2013 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Vale ressaltar que as notas vão de 1 a 7, sendo que 6 e 7 mostram um padrão de qualidade de nível internacional.

Para mais informações consulte o site aqui.

registrado em:
Fim do conteúdo da página