Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa realiza conferência final do Projeto Cenários para a Amazônia
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa realiza conferência final do Projeto Cenários para a Amazônia

  • Publicado: Quinta, 30 de Janeiro de 2014, 20h00
  • Última atualização em Segunda, 13 de Abril de 2015, 11h13

 

Evento apresentará os principais resultados do projeto e discutirá recomendações para políticas públicas na Amazônia

Da Redação da Ascom*

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realiza, no período de 3 a 5 de fevereiro, a Conferência Científica Final do Projeto Cenários para a Amazônia: Uso da Terra, Biodiversidade e Clima para apresentar e discutir os principais resultados e produtos gerados pelo projeto. O evento acontecerá no Auditório da Ciência, localizado no Bosque da Ciência do Inpa, em horário integral.

Pesquisadores de vários institutos de pesquisas participam do evento, como do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe),  Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e Universidade Federal do Amazonas. Também contará com a participação de representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Segundo o coordenador do Projeto Cenários e um dos organizadores da conferência, o pesquisador do Inpa Flavio Jesus Luizão, um dos momentos mais esperados da conferência será a reunião com o diretor do Departamento de Políticas e Programas Temáticos do MCTI, Osvaldo L. Leal de Moraes. “Ela será uma boa oportunidade para discutir a integração dos programas de pesquisa e o futuro da própria pesquisa na Amazônia”, disse Luizão.

A conferência científica marcará o encerramento do Projeto Cenários, ocasião em que serão apresentados os principais resultados e produtos do projeto, assim como será uma oportunidade para os alunos e bolsistas apresentarem pôsteres sobre os trabalhos acadêmicos que desenvolvem. 

Consta na programação da conferência científica, na quinta-feira (5), o lançamento do Compêndio do Projeto Cenários contendo um resumo dos resultados e os principais produtos gerados pelo projeto. “Aproveitaremos a oportunidade para fazermos uma discussão das lições aprendidas e recomendações para políticas públicas na Amazônia e sugestões para a continuidade de pesquisas integradas na Amazônia”, destacou o pesquisador.

Projeto Cenários

O Projeto Cenários é uma integração de ações e competências de três dos grandes programas de pesquisas do MCTI para a Amazônia: LBA (Projeto de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia), Geoma (Rede Temática em Modelagem Ambiental da Amazônia) e PPBio (Programa de Pesquisa em Biodiversidade). O foco principal é a geração, síntese e integração de dados recentes e novas descobertas sobre a biodiversidade, o clima, o uso e a cobertura da Terra na Amazônia, bem como a discussão e avaliação dos diferentes cenários de alteração ambiental provocados pelo desmatamento e pelo aquecimento global.

Essa integração permite formar cenários mais completos visando ampliar o embasamento técnico-científico e apoiar a tomada de decisões em níveis estaduais e regionais na Amazônia. Além disso, o Projeto Cenários permite aprimorar as ações de disseminação dos conhecimentos gerados e formar recursos humanos qualificados nas áreas de atuação dos programas.

O Projeto Cenários tem como objetivos específicos: caracterizar os remanescentes florestais e a biodiversidade da região conhecida como “Arco do Desmatamento” na Amazônia Meridional Brasileira; avaliar os impactos do desflorestamento e aquecimento global sobre o clima e a biodiversidade em vários pontos da Amazônia, com ênfase na região do “Arco do desmatamento”; avaliar o grau de acoplamento entre o microclima e a biodiversidade na floresta madura em escala local (microescala); avaliar as mudanças e variações da biodiversidade em função do clima e da mudança de uso e cobertura da terra nos centros de endemismo da Amazônia (mesoescala); produzir modelos e cenários de uso da terra na Amazônia brasileira (macroescala); efetuar uma modelagem climática regionalizada para a Amazônia brasileira (macroescala).

Veja aqui a programação.

*Com informações do Projeto Cenários para a Amazônia

registrado em:
Fim do conteúdo da página