Oportunidades na Iniciação Científica e Menção Honrosa marcam encerramento do VII CONIC
No período de 31 julho a 03 de agosto de agosto foram apresentadas 168 pesquisadas realizadas no período de um ano
Por Ingrydd Ramos – Ascom Inpa
Fotos: Lailla Pontes – Ascom Inpa
Compartilhar vivências na Iniciação Científica e distinguir com menção honrosa os melhores trabalhos de alunos no período de 2016 a 2017 marcou o encerramento do VII do Congresso de Iniciação Científica do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) de 2018. Durante uma semana, foram apresentadas 168 pesquisas de graduandos de universidades de Manaus orientados por pesquisadores do Inpa.
Da Mesa Redonda Iniciação Científica: Oportunidades, Desafios e Perspectivas orientadores e ex-bolsistas falaram sobre trajetórias e experiências no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Inpa, que este ano completou 27 anos de história. “Este programa funciona como uma ferramenta importante para a iniciação do aluno na vida acadêmica dentro do universo científico”, disse a pesquisadora do Inpa Ana Carla Bruno.
Para a tecnologista do Inpa Genoveva Azevedo, o Pibic ajuda os universitários a darem os primeiros passos e se encontrarem dentro de uma nova área. "Muitas vezes o aluno precisa apenas ouvir uma frase, uma palavra, ou uma dica de incentivo que marcará sua trajetória acadêmica e profissional. Essa diversidade de momentos e de histórias através dessa conversa foi algo muito importante para o fechamento do CONIC", frisou.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Inpa é voltado para o desenvolvimento das ciências a estudantes de graduação. O objetivo é proporcionar aprendizagem e aperfeiçoamento a jovens cientistas, contribuindo para o desenvolvimento científico da Amazônia.
As áreas e subáreas do conhecimento da instituição são: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias (Exatas e Engenharias, Clima e Ambiente, Química de Produtos Naturais); Ciências Biológicas (Botânica, Saúde, Ecologia, Genética, Zoologia I e II); Ciências Agrárias (Agronomia e Recursos Florestais); Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Educação Ambiental, Ciências Humanas e Sociais); Multidisciplinar.
Menção Honrosa
O VII Conic agraciou 13estudantes com Menção Honrosa. Um deles foi Ricardo Cabral, que desenvolveu a pesquisa Análise do ciclo de vida do Anophles darlingi (mosquito transmissor da Malária) em um simulador de mudanças climáticas. Veja aqui a Lista Menção Honrosa.
Segundo Cabral, o estudo ajuda a compreender as diversas reações da espécie e das circunstâncias de sua proliferação. Os testes foram feitos com o principal vetor da malária na Amazônia. “Fazer determinados experimentos nos mostrou como essa espécie é mais tolerante às modificações climáticas”, explicou o orientador da pesquisa, o pesquisador do Inpa Wanderli Tadei.
O Programa de Iniciação Científica do Inpa conta com a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), que financiam as bolsas de Pibic e Paic, respectivamente.
Redes Sociais