Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Museu na Floresta inaugura mural artístico no aniversário de 64 anos do Inpa
Início do conteúdo da página
Notícias

Projeto Museu na Floresta inaugura mural artístico no aniversário de 64 anos do Inpa

  • Publicado: Sábado, 28 de Julho de 2018, 12h17
  • Última atualização em Sábado, 28 de Julho de 2018, 12h27

As comemorações seguem neste fim de semana com a Virada Sustentável. De sexta a domingo, o Bosque da Ciência está com entrada gratuita

 

Por Cimone Barros (texto e fotos) - Inpa

 

Cutia, preguiça bentinho, macaco da noite, macaco parauacu, helicônias e samaúma são algumas das várias espécies amazônicas presentes no Bosque da Ciência, espaço de visitação pública do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC). Agora, os visitantes também poderão ver esses animais e plantas no mural pintado nos tanques-filtro do sistema de tratamento de água dos tanques dos peixes-bois.

 

A inauguração do mural aconteceu nesta sexta-feira (27), como parte das comemorações do aniversário de 64 anos de implantação do Inpa, que conta ainda com exposições, oficinas e Virada Sustentável neste fim de semana. Nestes três dias, a entrada do bosque é gratuita. Veja aqui a programação.

 

Muralfiltros1FotoCimoneBarrosINPA

 

De acordo com a pesquisadora do Inpa e coordenadora do Projeto Museu na Floresta, Vera Silva, o mural é mais um presente para o público que vem ao Bosque da Ciência, um fragmento florestal em plena área urbana de Manaus. “Nossa ideia era ‘camuflar’ aqueles tanques enormes. E o resultado ficou muito bonito e integrado ao ambiente. É sempre bom encher os olhos com coisas bonitas, com essa natureza exuberante”, contou.

 

Localizado em área restrita do centro aquático, o mural será aberto ao público apenas em ocasiões especiais. Feito pela artista visual e bióloga Carolina Bertsch, o mural mistura as técnicas de acrílico e spray e foi mais intuitivo que pré-desenhado. Ele teve a natureza como inspiração e a sugestão de itens também dada por servidores e colaboradores.

 

“Estamos alegres de ter o desafio de mostrar a beleza do bosque nesses tanques. Primeiro porque não dá para perceber e depois, quando chega perto, ver todo o detalhe e carinho colocado no mural”, disse Bertsch, que é venezuelana e pesquisadora bolsista do Inpa.

 

Muralfiltros2FotoCimoneBarrosINPA

 

Participaram da cerimônia informal o ex-diretor do Inpa, Luiz Renato de França, da cônsul-geral do Japão em Manaus, Hitomi Sekiguchi, que veio agradecer ao Inpa pela recepção da princesa Mako, na última quinta-feira, além de visitantes, servidores e colaboradores. “Estou muito feliz. Minha gestão acabou, hoje estou indo embora, mas meu compromisso com o Inpa, a Amazônia e o planeta não se encerrou”, disse o ex-diretor Luiz Renato de França.

 

Integrantes da estação de tratamento e reciclagem das águas residuais dos três tanques dos peixes-bois, os tanques-filtro possuem 6x4 metros cada um e estão instalados na área restrita do centro aquático. Eles vão permitir melhorar a visibilidade dos animais e principalmente reduzir em até 60% o consumo de água do lençol freático, já que os tanques dos peixes-bois são abastecidos com água do subsolo.

 

MuralfiltrosFotoCimoneBarrosINPA

 

O sistema está em fase de testes e ajustes de bombas e válvulas. A previsão é entregá-lo em setembro. A obra faz parte das ações do Projeto Museu na Floresta, uma parceria do Inpa com a Universidade de Quioto, com patrocínio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica). A pintura do mural foi uma doação da empresa Roswand Engenharia que construiu os tanques-filtro.

 

“Vim agradecer ao Inpa pela recepção dada à princesa e houve hoje essa inauguração que o destino nos uniu. Temos tido essa parceria com o Inpa, através da Jica e da Universidade de Quito, e espero que continue rendendo mais frutos para o bem da natureza da Amazônia e da humanidade”, disse a cônsul-geral do Japão em Manaus.

registrado em:
Fim do conteúdo da página