Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisadora faz palestra sobre evolução de pênis extremamente alongado em besouros
Início do conteúdo da página
Notícias

Pesquisadora faz palestra sobre evolução de pênis extremamente alongado em besouros

  • Publicado: Quarta, 29 de Janeiro de 2014, 20h00
  • Última atualização em Segunda, 13 de Abril de 2015, 11h12

 

Pesquisadora Yoko Matsumura, da Universidade de Jena, na Alemanha, vai mostrar os diferentes aspectos evolutivos dos insetos

Por Luciete Pedrosa

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), por meio da Coordenação de Biodiversidade, traz a Manaus, pela primeira vez, a pesquisadora Yoko Matsumura, da Universidade de Jena, na Alemanha, para o desenvolvimento de pesquisas em parceria com o Instituto. Na oportunidade, a pesquisadora ministrará a palestra “Evolução de pênis extremamente alongado em besouros e insetos de solo”, que acontece nesta quinta-feira (30), às 16h, na sala de aula do Curso de Pós-Graduação em Entomologia, no Campus II do Inpa.

A palestra é destinada aos estudantes do curso de pós-graduação em Entomologia, pesquisadores e demais interessados. O objetivo é repassar informações sobre as pesquisas que estão sendo desenvolvidas nessa área de estudo. A palestra gratuita será toda em inglês.

O entomólogo da Coordenação de Biodiversidade do Inpa, pesquisador José Albertino Rafael, explica que a pesquisadora Yoko Matsumura é do Japão, mas atualmente desenvolve pesquisas com besouros e zorápteros (insetos de pequenas dimensões), no Institut für Spezielle Zoologie und Evolutionsbiologie Museum mit Phyletischem. A pesquisadora ficará duas semanas em Manaus desenvolvendo pesquisas de campo e de laboratório com a fauna amazônica.

Para Albertino Rafael, esta palestra é de grande relevância para a área acadêmica no que diz respeito aos estudos de insetos. “Serão mostrados aos interessados diferentes aspectos evolutivos dos insetos. E estes aspectos evolutivos são importantes para entender o que está ocorrendo na natureza e o porquê as espécies que ocorrem aqui são diferentes das espécies que ocorrem em outros continentes”, explica José Albertino.

A palestrante Yoko Matsumura vai mostrar o esboço do projeto que desenvolve e falar sobre uma parte do estudo com besouros e zorápteros. A espécie Zorotypus caudelli tem genitália muito incomum. Ele contém uma configuração única, com dois órgãos intromitentes (órgãos reprodutores) diferentes entre si, um dos quais muito alongado.

Foi demonstrado que o órgão alongado não está envolvido na transmissão de esperma, e que a transferência do espermatóforo (“pacote”, cápsula de espermatozóides em algumas ordens) paraas fêmeas é feita por uma dobra membranosa dos órgãos genitais. A coexistência de um pênis alongado quando da transferência de um espermatóforo volumoso é um paradoxo incomum em insetos que pode ajudar no incremento do conhecimento da evolução desses grupos de insetos.

Parceria

A vinda de Yoko Matsumura, que é bióloga e cursa pós-doutorado na Universidade de Jena, foi intermediada por Albertino Rafael, no segundo semestre do ano passado e agora está sendo concretizada. Os contatos com esses pesquisadores começaram por conta dos trabalhos que eles vêm realizando com a fauna na Malásia.

“Nós não temos a mesma infraestrutura e equipamentos para chegar a qualidade que eles estão obtendo com a fauna daquela região. Trocamos opiniões e mensagens visando realizar o mesmo tipo de trabalho na região amazônica. Daí surgiu o convite que foi aceito. Espero que esta seja a primeira de uma série de visitas, inclusive com outros pesquisadores”, ressalta José Albertino.

Segundo ele, esta é a primeira vez que o Inpa está fazendo esta parceria para desenvolver estudo com insetos que até então eram poucos conhecidos, mas que são relativamente comuns na Amazônia. Ele explica, ainda, que recentemente apareceram novidades nessa área e o Inpa começou a fazer os contatos com esse grupo de entomólogos para aprofundar os estudos sobre os insetos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página