Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Seminário mostra evolução do comportamento em vespas caçadoras de aranhas
Início do conteúdo da página
Notícias

Seminário mostra evolução do comportamento em vespas caçadoras de aranhas

  • Publicado: Sexta, 20 de Julho de 2018, 09h45
  • Última atualização em Sexta, 20 de Julho de 2018, 09h50

O assunto será abordado pela Dra Cecília Waichert, da Universidade de Vila Velha, Espírito Santo

 

Da Redação – Ascom Inpa

Foto: Ed Nieuwenhuys

 

A “Evolução do comportamento em vespas caçadoras de aranhas (Hymenoptera: Pompilidae)” será tema de Seminário do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), na próxima segunda-feira (23). O evento tem início às 16h, no Auditório do Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera da Amazônia (LBA), Campus II do Inpa.

O Seminário será ministrado pela professora da Universidade de Vila Velha (UVV- Espírito Santo), Dra Cecília Waichert, que tem interesse em estudar a grande representatividade dos exemplares que o Inpa possui na Coleção de Invertebrados. A fauna dessas vespas na Amazônia ainda não é bem conhecida.

 

VespapompilideacapturandoaranhaFotoEdNieuwenhuys

 

“No seminário, será abordada a origem e evolução do comportamento das vespas caçadoras de aranhas”, destacou o pesquisador do Inpa Marcio Oliveira.

De acordo com Oliveira, as vespas caçadoras de aranhas (Hymenoptera: Pompilidae), também conhecidas como “cavalo do cão”, principalmente no Norte e Nordeste do Brasil, compreendem um grupo de insetos cujas fêmeas se especializaram na captura e paralisação de aranhas para alimentação de sua prole.

“Exceto por um caso raro no Japão, em que fêmeas da espécie Dipogon nagasei costumam ovipor até cinco ovos sobre uma única aranha, o normal é uma fêmea colocar um único ovo sobre uma única aranha, a partir do qual emergirá uma nova vespa algum tempo depois”, contou Oliveira.

Saiba Mais

Cecília Waichert* - Bióloga Pesquisadora formada pelo curso de Bacharel em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Espírito Santo. Desenvolve pesquisas em Biodiversidade e tem experiência na área de Sistemática (Taxonomia, Biogeografia e Filogenética), Ecologia e Comportamento de vespas Aculeata. Tem especial interesse nas áreas de biologia comparada, taxonomia de vespas caça-aranhas (Pompilidae), filogenética molecular, biogeografia, evolução do comportamento e comunicação científica. É mãe de duas crianças (2011 e 2014), mestre em Biologia Animal pela Universidade Federal do Espírito Santo e possui doutorado em Biologia, com ênfase em sistemática molecular pela Utah State University. Atualmente é bolsista de pós-doutorado FAPES/CAPES na Universidade Federal do Espírito Santo.

 

*Informações do Currículo Lattes

registrado em:
Fim do conteúdo da página