Roda de Conversa desta quarta debate o que o Inpa faz para divulgar suas pesquisas
O encontro acontece na Sala de Estudos da Biblioteca, às 16h. A entrada é gratuita e aberta ao público
Da Redação – Ascom Inpa
Foto: Luciete Pedrosa - Ascom Inpa
O princípio basilar da ciência acadêmica é que os resultados da pesquisa devem ser públicos, já reforçava há mais de 30 anos o físico britânico John Ziman (1925-2005), um dos principais responsáveis por invocar a responsabilidade social do cientista. Nessa relação ciência e sociedade, o que o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) está fazendo para divulgar suas pesquisas?
Com a pergunta, o Roda de Conversa desta quarta-feira (13) traz ao debate a responsabilidade do Inpa como instituição produtora de conhecimento, uma atividade social complexa, e de enorme capacidade para modificar a sociedade. Serão debatedoras as pesquisadoras Rita Mesquita, Coordenadora de Extensão do Inpa, e Cecília Nunez.
O encontro acontece às 16h, Sala de Estudos da Biblioteca do Inpa, Campus I, com entrada pela rua Bem-te-vi, s/nº, Petrópolis, zona Sul de Manaus. Aberto ao público, o encontro é gratuito e acontece sempre na segunda quarta-feira de cada mês.
Criado em 1952 e implantado em 1954, o Inpa é uma referência mundial nos estudos dos ecossistemas e da biodiversidade amazônica. Nos últimos anos, a Instituição teve uma média de 600 publicações científicas – àquelas destinadas aos pares – e desenvolveu uma série de atividades de divulgação científica, que estão voltadas ao público leigo.
Entre elas estão o Bosque da Ciência, que é o espaço de visitação público do Instituto destinado ao desenvolvimento de atividades de educação ambiental, popularização da ciência e contato com a natureza, e o projeto Circuito da Ciência, no qual estudantes vão para dentro do Inpa viver experiências de brincar de aprender e de ter uma aula a céu aberto.
O Instituto também atua na divulgação científica por meio de produtos de comunicação e editoração – matérias em sites, vídeos e postagens em redes sociais, revista, cartilhas e livros, além ações de ciência cidadã, exposições, feiras, cursos e treinamentos de extensão. No mês passado, por exemplo, quatro cientistas do Inpa (Cecília Nunez, Adalberto Val, Fernanda Werneck e Dionísia Nagahama) foram para o Imperial Pub e Vila Hub falar sobre suas pesquisas aos frequentadores do bar e do escritório compartilhado.
Serviço - Roda de Conversa do Inpa
O que o Inpa está fazendo para divulgar suas pesquisas?
Data: quarta-feira (13/06/2018)
Hora: 16h
Local: Sala de Estudos da Biblioteca do Inpa, Campus I
Redes Sociais