Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > 7º Congresso de Diversidade Microbiana da Amazônia acontece em agosto
Início do conteúdo da página
Notícias

7º Congresso de Diversidade Microbiana da Amazônia acontece em agosto

  • Publicado: Quarta, 23 de Maio de 2018, 10h48
  • Última atualização em Quarta, 23 de Maio de 2018, 10h59

Palestra de abertura “Microbiologia: bioprocessos e produtos” será no Auditório da Ciência no Inpa, um dos organizadores do evento

 

Da Redação – Ascom Inpa

Foto: Fernanda Farias - Acervo Inpa

 

De 29 a 31 de agosto deste ano será realizado o 7º Congresso sobre Diversidade Microbiana da Amazônia (7º CDMicro), com a expectativa de reunir cerca de 400 participantes. O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) é um dos organizadores do evento que terá atividades em várias unidades de ensino e pesquisa de Manaus.

O objetivo do Congresso é “proporcionar um ambiente de discussões e aprendizado aos profissionais que desenvolvem atividades direta ou indiretamente com a grandiosa diversidade microbiana da Amazônia”, região com a maioria dos microrganismos ainda desconhecida pela ciência. Os interessados em submeter trabalhos ao Congresso têm até o dia 31 de maio.

A cerimônia de abertura acontecerá no primeiro dia do evento, no Auditório da Ciência do Inpa, às 19h, com a palestra Microbiologia: bioprocessos e produtos que será proferida pela professora doutora Ana Lúcia de Figueiredo Porto da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Antes, durante o dia serão realizados cinco minicursos, incluindo Preparo de Cerveja e Taxonomia de Macrofungos (Basidiomycota), ambos em laboratórios do Inpa.

 

OficinaCerveja2016FotoFernandaFariasINPA

 

De acordo com os organizadores, o evento está dividido nos eixos temáticos sobre Microbiologia de Alimentos, Ambiental, Médica e Industrial. O público-alvo é formado por estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e professores; técnicos de nível médio e superior, profissionais liberais (médicos, odontólogos, farmacêuticos, biomédicos, entre outros), representantes da área industrial; gestores relacionados a políticas públicas em saúde, ciência e tecnologia.

Nos três dias de evento serão realizadas oito conferências e sete mesas-redondas, além da apresentação de trabalhos em forma de pôsteres e apresentação oral. Estarão divididos em cinco áreas da Microbiologia (Ambiental, Básica, Médica e Veterinária, Industrial e de Alimentos). “Esperamos que o evento promova incentivos à pesquisa, à integração e ao desenvolvimento numa área de fundamental importância para a ciência”, destacou a organização.

Além do Inpa, estão na organização do evento a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz - Amazônia), a Fiocruz de Rondônia, a Universidade Federal do Acre (UFAC) e a Universidade Federal de Roraima (UFRR).

registrado em:
Fim do conteúdo da página