Inpa abre inscrições para curso de formação básica em entomologia na Amazônia
O curso acontecerá de 17 a 28 de setembro e são oferecidas 30 vagas para participantes (palestras e minicursos) e 90 vagas para ouvintes
Da Redação - Ascom Inpa
Foto: Cimone Barros - Ascom Inpa
Estão abertas até o dia 1º de junho as inscrições para o II Curso de Entomologia na Amazônia (Ceam), que acontecerá em setembro de 2018. Idealizado pelos alunos do Programa de Pós-Graduação em Entomologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), o objetivo do curso é fornecer formação básica para graduandos de Ciências Biológicas e áreas correlatas com interesse no estudo de artrópodes e, principalmente, de insetos.
O curso será realizado de 17 a 28 de setembro com palestras, saída de campo para a Reserva Ducke e minicursos. No último dia do evento haverá uma oficina sobre fundamentos de fotografia digital para natureza e um concurso de fotos. São oferecidas 30 vagas para participantes (palestras e minicursos) e 90 vagas para ouvintes.
Este curso é o terceiro do tipo realizado no Brasil, porém, o único voltado para a fauna de insetos da região Amazônia. A primeira edição do Ceam foi realizada em 2017 e contou com a participação de alunos de graduação de todas as regiões do país, três deles aprovados na seleção de 2018 de pós-graduação (mestrado) em Entomologia do Inpa.
As palestras acontecerão no período de 17 a 21 de setembro (manhã e tarde), no Auditório da Ciência, situado no Bosque da Ciência do Inpa, localizado na Rua Bem-te-vi, s/nº, Petrópolis, zona Sul de Manaus. Já os minicursos serão realizados de 21 a 25 de setembro (manhã e tarde), no laboratório de aula prática do PPG Entomologia, situado no Campus 2 do Inpa.
De acordo com a programação, o II Ceam contemplará o estudo de artrópodes em suas várias interfaces, desde a taxonomia, sistemática, biogeografia, ecologia e biologia até áreas mais aplicadas como o controle biológico, entomologia agrícola e a importância dos insetos como modelos nas diversas áreas do saber biológico.
Os insetos são o grupo mais diverso do planeta tendo uma grande importância não só para os sistemas ecológicos como também para o homem em função de sua importância médica (como vetores de doenças) e também agrícola (como pragas e controladores de pragas).
“Apesar disso, a quantidade de pesquisadores que atuam na área ainda é pequena se comparada a mais de um milhão de espécies já descritas de insetos”, diz o coordenador do curso, o pesquisador José Albertino Rafael. “E curso como este são uma forma de atrair cada vez mais estudantes a serem futuros entomólogos”, destaca.
Mais informações sobre o curso, programação e como fazer as inscrições podem ser obtidas no site do II Ceam, no endereço http://inpaceam.wixsite.com/iiceam.
A organização do curso é composta pelas mestrandas da pós-graduação que trabalham com diversos grupos de insetos: Thaís Melo de Almeida, Sheila Pereira de Lima e Walkyria Ramos, além dos biólogos Emerson Merkel, Paula Jéssica e Raline Aparecida.
Redes Sociais