Roda de Conversa do Inpa debate nesta quarta-feira O que a Sociedade espera da Ciência?
O encontro acontece às 16h, na Sala de Leitura da Biblioteca do Inpa (Campus I). A atividade é gratuita e aberta ao público interessado no assunto
Da Redação – Ascom Inpa
Presente no cotidiano, a ciência é um instrumento que gera resultados aplicáveis às vidas das pessoas e é capaz de solucionar problemas em áreas como saúde, ambiente, economia, educação. Nos últimos anos, os brasileiros demonstram otimismo em relação à ciência, com expectativa de que a ciência melhore a qualidade de vida das pessoas.
Além da atitude positiva em relação à ciência, a 4ª edição da pesquisa Percepção Pública da C&T no Brasil 2015 aponta que a população apresenta uma postura crítica na qual entende que os cientistas devem divulgar publicamente os riscos advindos de suas atividades científicas e tecnológicas.
Para debater essas questões, o Roda de Conversa do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) coloca nesta quarta-feira (09) diversos atores numa mesma arena para que possam se expressar livremente e dialogar sobre o tema - O que Sociedade espera da Ciência?. O encontro acontece às 16h, na Sala de Leitura da Biblioteca do Instituto, no Campus I, localizado na Av. André Araújo, 2936, Petrópolis, zona Sul de Manaus.
De acordo com a coordenadora de Tecnologia Social do Inpa Densie Gutierrez, a proposta do encontro é ouvir a sociedade em seus diversos segmentos e aportar elementos para pensar também o futuro do Inpa, que vive um importante momento de sua história.
“Partimos da premissa que a ciência deve estar sensível e atenta aos anseios da sociedade, especialmente num momento em que os recursos são exíguos e as parcerias se mostram ainda mais estratégicas”, destacou Gutierrez, que é colaboradora do Roda de Conversa.
O Roda de Conversa é uma atividade aberta ao público e gratuita. Para esta edição, os debatedores convidados são representantes de órgãos que executam políticas públicas como o diretor de Planejamento Urbano do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), Laurent Troost; membros do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea); membro da Fundação Chico Mendo representando líderes de ONGs e grupos da sociedade, e representante do setor empresarial com empreendedores de Empresas Incubadas no Inpa.
Redes Sociais