Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > No Inpa, parceiros se reúnem para conhecer as atividades do Projeto Museu na Floresta
Início do conteúdo da página
Notícias

No Inpa, parceiros se reúnem para conhecer as atividades do Projeto Museu na Floresta

  • Publicado: Segunda, 07 de Maio de 2018, 17h41
  • Última atualização em Segunda, 07 de Maio de 2018, 18h29

Numa parceria entre o Inpa e a Universidade de Quioto, o Projeto Museu na Floresta é coordenado pelo lado brasileiro pela pesquisadora Vera Silva. É financiado pela Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) e pela Agência Japonesa da Ciência e Tecnologia (JST). Também recebe o apoio da empresa Itochu Corporation

 

Da Redação – Ascom Inpa

Foto: Luciete Pedrosa e Acervo Museu na Floresta - Inpa

 

SiteShiroKoshimafalaaosparceirosdoprojetoMuseuna FlorestaFotoLucietePedrosaAscomInpa

 

Para falar sobre a conservação da biodiversidade na Amazônia baseada no novo conceito do “Museu na Floresta”, o coordenador pelo lado japonês, Shiro Koshima, da Universidade de Quioto (Japão), reuniu-se com os parceiros japoneses do Projeto Museu na Floresta. A comitiva está em Manaus (AM) para a inauguração da Base Alto Cuieiras, que acontece nesta terça-feira (8). O encontro foi na Casa da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia (Inpa/MCTIC), no final da tarde desta segunda-feira (7).

 

Numa parceria entre o Inpa e a Universidade de Quioto, o Projeto Museu na Floresta é coordenado pelo lado brasileiro pela pesquisadora Vera Silva. É financiado pela Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) e pela Agência Japonesa da Ciência e Tecnologia (JST). Também recebe o apoio da empresa Itochu Corporation.

 

SiteComitivavistiramtanquesdopeixeboisFotoLucietePedrosaAscomInpa 

 

Além dos parceiros japoneses, também fez parte da comitiva a nova cônsul-geral do Japão em Manaus, Hitomi Sekiguchi.  

 

O Museu na Floresta não é num lugar só. Está localizado em vários lugares como o Bosque da Ciência e a Casa da Ciência, que são locais para divulgar os resultados de pesquisa do projeto. O programa de Reintrodução dos Peixes-bois é uma das ações do Museu na Floresta, assim como a construção do sistema de tratamento de água dos tanques dos peixes-bois.

 

A pesquisadora Vera Silva explica que pelo Projeto estão sendo estabelecidas as estruturas físicas no âmbito do Museu da Floresta. Segundo ela, estas estruturas como a Base Alto Cuieiras (que será inaugurada nesta terça-feira), a Torre de Pesquisa da ZF-2, o Bosque da Ciência, a Casa da Ciência e a área dos peixes-bois precisam ser formalizadas.

 

SitePesquisadoraVeraSilvaCoordenadoradoprojetopeloladobrasileiroFotoLucietePedrosa

 

“O primeiro passo é uma organização interna institucional com os parceiros para se criar comitês, que irão estabelecer as regras das condições de uso dessas áreas para que se possa administrar a forma de sustentabilidade desse projeto”, explica Silva.

 

Sobre o Projeto

 

Teve início em 2014 com vigência até 2019. É uma rede de estruturas e instituições que trabalham juntas para promover a convivência harmônica do homem com a natureza. Tem como missão contribuir para a conservação da biodiversidade da Amazônia, oferecendo suporte não só para a pesquisa, mas também para atividades de educação ambiental e ecoturismo com o envolvimento das comunidades locais, constituindo-se em um centro para a conservação de ecossistemas locais.

 

Palestra

 

Na última sexta-feira (4), o Dr Juichi Yamagiwa, 26º presidente da Universidade de Quioto (Japão), proferiu no Inpa uma palestra sobre o estudo dos primatas não humanos (principalmente gorilas, chipanzés e a macaca-japonesa) e sobre as pesquisas desenvolvidas com esses animais pelo Primate Research, Instituto de Pesquisas em Primatas da Universidade de Quioto e do Centro de Primatas do Japão.

 

Yamagiwa também apresentou as estratégias de conservação em florestas tropicais desenvolvidas pelos pesquisadores japoneses na África.

 

O Dr. Yamagiwa veio ao Amazonas para participar das atividades do Museu na Floresta, um Projeto de Cooperação entre o Inpa e a Universidade de Quito, apoiado pela JICA e SATREPS.

 

Sobre a Base Alto Cuieiras

 

SiteBaseAltoCuieirasFotoMuseunaFlorestaINPA

 

A Base Alto Cuieiras, região próxima de Manaus, fica localizada no Mosaico de Unidades de Conservação do Baixo Rio Negro, uma das maiores áreas protegidas da Amazônia. É constituída por 12 áreas protegidas contíguas de diferentes categorias e lar de uma rica biodiversidade, além de uma grande quantidade de comunidades humanas ribeirinhas e indígenas.

 

Há mais de 30 anos a base é utilizada para apoiar pesquisas do Inpa e com a parceria de instituições japonesas passou por um significativo processo de revitalização e expansão de suas estruturas físicas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página