Inpa inaugura, nesta quarta-feira, novo prédio da Coordenação de Capacitação
A obra foi executada em duas etapas com um custo total de cerca R$ 2 milhões provenientes do projeto Grandes Vultos (Ministério do Planejamento)
Da Redação – Ascom Inpa
Fotos: Cimone Barros - Inpa
Nesta quarta-feira (9), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) inaugura o novo prédio da Capacitação. A obra foi projetada para atender às necessidades de espaço físico da Coordenação de Capacitação (Cocap) e integrar seus setores, formada pela Divisão de Apoio Técnico (Didat) e pela Coordenação de Pós-Graduação (Copog). O prédio também abrigará salas de aula do Programa de Pós-Graduação em Clima e Ambiente (Cliamb).
Com uma área total construída de 969 metros quadrados, o prédio foi construído com três pavimentos e abrigará, no térreo (primeiro pavimento), a Didat, além de uma sala de aula com capacidade para 42 pessoas. Já a Coordenação de Capacitação (Cocap) e Coordenação de Pós-Graduação (Copog) funcionarão no primeiro andar do prédio que também terá como apoio uma sala de reunião para cerca de 10 pessoas.
Um dia antes, nesta terça-feira (8), o Inpa fará a inauguração da Base do Alto Cuieiras, localizado no Mosaico do baixo Rio Negro, uma das maiores áreas protegidas da Amazônia. Com as novas estruturas construídas pelo Projeto Museu na Floresta, a base receberá além das atividades de pesquisas, turismo científico e capacitações. O Museu na Floresta é um projeto do Inpa em parceria com a Universidade de Kyoto, com financiamento da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica).
“Após estar por vários anos inconcluso, conseguimos graças ao grande empenho do Instituto finalizar esta graciosa e funcional obra que certamente em muito irá colaborar para o bom andamento dos cursos e programas de pós-graduação do Inpa”, destacou o diretor do Inpa, o pesquisador Luiz Renato de França.
O segundo andar comportará os espaços para atender o Programa de Pós-Graduação Cliamb (Mestrado e Doutorado), que é executado em associação com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Para a coordenadora de Capacitação, a pesquisadora Beatriz Ronchi Teles, o prédio novo traduz na modernização das suas instalações um ambiente mais agradável e com melhor acessibilidade para servidores e população usuária em geral. “Também proporciona comodidade e integração, uma vez que os setores da Cocap, Didat e Copog estarão fisicamente em um único lugar”, destaca.
Ainda segunda Teles, o prédio por estar próximo à portaria do Campus I da Avenida Rodrigo Otávio funcionará como um facilitador de acesso da comunidade ao Instituto. “É uma coordenação muito procurada por estudantes de nível médio, graduação e pós-graduação, que vêm ao Inpa em busca de enriquecer sua formação acadêmica, principalmente nos estágios curriculares, de iniciação científica e de pós-graduação”, destaca.
A obra foi executada em duas etapas com um custo total de cerca R$ 2 milhões provenientes do projeto Grandes Vultos (Ministério do Planejamento).
Os projetos para execução do prédio foram elaborados em atendimento à legislação vigente no tocante a licitações sustentáveis, visando a economia da manutenção e operacionalização da edificação, redução do consumo de energia e água, bem como a utilização de tecnologias e materiais que reduzam o impacto ambiental.
A edificação também foi planejada em atendimento às normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência física ou com mobilidade reduzida, conforme determinado na legislação vigente.
Redes Sociais