Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa capacita com jogo de simulação ambiental 180 professores de geografia da Semed
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa capacita com jogo de simulação ambiental 180 professores de geografia da Semed

  • Publicado: Quarta, 18 de Abril de 2018, 10h03
  • Última atualização em Quarta, 25 de Abril de 2018, 11h48

O projeto Ecoethos da Amazônia é um jogo de simulação do comportamento ambiental, com o objetivo de ampliar conhecimentos e reflexões sobre práticas cotidianas

Da Redação – AscomInpa

Foto: Acervo Lapsea

 

Treinar professores para que possam trabalhar a temática da educação ambiental dentro da sala de aula tendo como base a metodologia utilizada na plataforma Ecoethos da Amazônia. Este é o objetivo das oficinas de capacitação para cerca de 180 professores de geografia da rede pública municipal de ensino, no Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC).

A primeira de três oficinas acontecerá nesta quinta-feira (19), das 8h às 11h e das 14h às 17h. As demais serão nos dias 10 e 17 de maio. Cada oficina contará com um público diferente, todos professores de geografia dos seis distritos educacionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que utiliza a atividade como parte do seu programa de formação continuada dos docentes. Em outros anos foram capacitados professores de outras áreas, como matemática, língua portuguesa e ciências.

O Ecoethos da Amazônia é uma plataforma de educação ambiental, desenvolvida pelo Lapsea, em 2014. Cerca de oito mil pessoas já passaram pela capacitação. Na prática, a plataforma é um jogo de simulação do comportamento socioambiental. A finalidade é ampliar conhecimentos e reflexões sobre práticas cotidianas que podem estar na origem de muitos problemas ambientais atuais, como desperdício de água, poluição e aquecimento global.

 

Ecoethos4AcervoLAPSEAINPA

 

 

A juventude (escolares e não escolares) é o principal público-alvo do jogo. A proposta é estimular a responsabilidade e o compromisso socioambiental de cuidados utilizando a simbologia dos elementos biofísicos: água, ar, fogo e terra.

“O Ecoethos é uma metodologia diferenciada. Ao mesmo tempo em que traz problemas ambientais mais fortes dentro de cada um dos elementos naturais, o Ecoethos traz uma possibilidade metodológica diferenciada, mais lúdica, interativa, dinâmica, para além da aula expositiva ou que utiliza data show”, ressalta a pesquisadora do Inpa e coordenadora do Lapsea, a psicóloga Maria Inês Higuchi.

Conforme a pedagoga e uma das coordenadoras do projeto Ecoethos da Amazônia, a tecnologista Genoveva Azevedo, na oficina, além das vivências a partir do jogo de simulação – maquete com modificação de cenários conforme as decisões -, os professores são estimulados a pensar sobre possibilidades de aplicação da metodologia nos seus planejamentos de aula.

 

Ecoethos Acervo LAPSEA INPA 5

 

A parceria com a Semed vem de longa data, e desde o ano passado a plataforma Ecoethos da Amazônia passou a ser um elemento importante na formação dos professores. “A vivência no Jogo e a reflexão pós-vivência podem auxiliar na inserção da temática da educação ambiental dentro da sala de aula”, explica Azevedo.

Os interessados em participar do Ecoethos no Inpa podem entrar em contato com a coordenação para agendar previamente a atividade por meio dos e-mails: higuchi.mig@gmail.com; driterra@gmail.com; genopan@gmail.com; ou pelos fones 3643-3145 (Maria Inês/Adriana) ou 3643-3361 (Genoveva), no horário comercial. O Laboratório do Lapsea fica dentro do Bosque da Ciência do Inpa.

registrado em:
Fim do conteúdo da página