Inpa recebe três novas empresas inovadoras para serem incubadas no Instituto
A Incubadora de Empresas do Inpa é um local criado para abrigar empresas iniciantes, oferecendo uma estrutura para estimular, acompanhar e favorecer o desenvolvimento de novos negócios oriundos de resultados de pesquisa para atividades produtivas
Da Redação – Ascom Inpa
Foto: Cimone Barros
Natoamazônia, Broto Tecnologia Agrícola e EZScience. Estas são as três novas empresas que iniciarão seus negócios na criação de serviços e produtos tecnológicos inovadores na Incubadora de Empresas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC). As novas empresas receberão os contratos de incubação e as chaves das salas que sediarão seus empreendimentos nesta sexta-feira (23), às 15h, na sala de reunião da Incubadora.
As novas empresas incubadas serão recebidas pelo diretor do Instituto, Luiz Renato de França, que entregará aos empresários as chaves das salas onde atuarão para desenvolver seus negócios. As empresas selecionadas ficarão incubadas por um prazo de até três anos, podendo ser renovado por mais um ano.
Novas incubadas
Incubada na modalidade residente, a Natoamazônia desenvolverá uma linha de cosméticos à base de insumos amazônicos. Já a Broto Tecnologia Agrícola, incubada também na modalidade residente, trabalhará inovações voltadas para a automação agrícola. A empresa atualmente destaca-se pela automação do processo de hidroponia, projeto já em desenvolvimento. A EZScience, incubada como não-residente, atuará na produção de anticorpos a partir de ovos de galinha.
Os novos empreendimentos foram selecionados no processo seletivo Nº 001/2017. A capacidade técnica, perfil empreendedor, grau de inovação do produto ou serviço, propriedade intelectual, viabilidade financeira, rentabilidade, relacionamento e comunicação, potencial de mercado, viabilidade técnica e parcerias foram os critérios para a escolha das novas incubadas.
Vinculada à Coordenação de Extensão Tecnológica e Inovação (Coeti/Inpa), a Incubadora de Empresas é um local criado para abrigar empresas iniciantes, oferecendo uma estrutura para estimular, acompanhar e favorecer o desenvolvimento de novos negócios oriundos de resultados de pesquisa para atividades produtivas.
As novas empresas farão um pitch, uma apresentação de seus produtos, processos e objetivos. Juntamente com as novas incubadas, também estarão as empresas já incubadas Manahh for goods e a empresa Original Trade, que irão apresentar um panorama dos seus respectivos negócios nesses quase dois anos de incubação.
Integração
“O encontro de boas-vindas é um evento simbólico, mas muito importante, pois é a oportunidade de integrar essas empresas ao programa de incubação, aos parceiros e a todos da comunidade Inpa que desejarem conhecer as empresas incubadas e a Incubadora”, diz a coordenadora da Coeti, Noélia Falcão.
Após a assinatura dos contratos será realizado um diagnóstico para pontuar o estágio de desenvolvimento de cada uma das empresas. “A partir dos resultados dessa avaliação, a incubadora juntamente com a empresa desenvolverá um plano de ação para os próximos 12 meses visando o desenvolvimento dos novos negócios”, explica o gerente da Incubadora, Deyvison Silva.
Representantes da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (Cide), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e o Serviço de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) foram convidados para participar do evento.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (92)3643-3152/3295.
Redes Sociais