Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Workshop de tecnologia social do Inpa discute economia solidária e gestão estratégica
Início do conteúdo da página
Notícias

Workshop de tecnologia social do Inpa discute economia solidária e gestão estratégica

  • Publicado: Segunda, 19 de Março de 2018, 14h20
  • Última atualização em Segunda, 19 de Março de 2018, 14h58

O Workshop de Tecnologia Social acontecerá, em horário integral, no Auditório da Ciência. Os interessados em participar ainda podem se inscrever, gratuitamente, acessando o site do Inpa www.inpa.gov.br

 

Por Luciete Pedrosa - Ascom Inpa

Foto: Katie Munster e Fernanda Farias - Acervo

 

Com o tema Economia solidária e gestão estratégica pública, será realizado nesta quarta e quinta-feira (21 e 22) o VII Workshop de Tecnologia Social do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC).  A mesa abertura será às 9h, no Auditório da Ciência do Inpa, que fica na rua Bem-te-vi, s/nº, Petrópolis, zona Sul de Manaus. O evento é gratuito e as inscrições continuam abertas. 

 

A conferência de abertura tem o mesmo tema do evento e será proferida pelo Dr. Celso Alexandre Souza de Alvear da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O evento é organizado pela Coordenação de Tecnologia Social (Cotes/Inpa), ligada à Coordenação de Extensão do Instituto.

 

Fruto da união do saber popular e dos conhecimentos científicos e tecnológicos, as tecnologias sociais atendem a requisitos de simplicidade, baixo custo, fácil aplicabilidade e reprodução e impacto social comprovado. Essas tecnologias sociais são voltadas para a solução de problemas básicos como suprimento de água potável, alimentação, educação, energia, habitação, renda, saúde e meio ambiente.

 

De acordo com a coordenadora de tecnologia social do Inpa, Denise Gutierrez, o objetivo do evento é avançar no processo de conhecimento da base legal dada pelas políticas púbicas na área de tecnologias sociais e aproximar atores envolvidos na produção de tecnologias de interesse social para a Amazônia. O Inpa possui 25 tecnologias sociais registradas pela Cotes, e faz de forma contínua a busca ativa para identificar novas tecnologias.

 

“Queremos divulgar as tecnologias sociais disponíveis e compartilhar conhecimentos das áreas de pesquisa de do Inpa. Nesta edição, por exemplo, teremos uma oficina discutindo o processo de avaliação de projetos de tecnologia social, a partir dos nossos casos concretos como é purificador de água Ecolágua”, contou Gutierrez.

 

AguaboxFotoKatieMunsterAcervoINPA

 

A proposta da organização é divulgar as tecnologias emergentes oriundas das pesquisas do Inpa e reunir vários atores para que possam refletir sobre as experiências concretas em andamento e a partir delas contribuir com propostas para a regulamentação da Política Nacional de Tecnologia Social (Projeto de Lei 3329/15).

 

O Workshop é direcionado a pesquisadores, estudantes, líderes comunitários, grupos organizados da sociedade civil, gestores públicos, formadores de opinião, instituições de fomento a projetos socioambientais e demais interessados. 

 

Programação

 

Conforme a programaçãodas 10h30 às 12h, haverá a Mesa Redonda: Experiências e Práticas em Tecnologia Social com foco em alimentação saudável, que contará com a participação da Dra. Sonia Alfaia (Inpa), Dra. Dionísia Nagahama (Inpa/Consea), Jerusa Andrade (Inpa), M.Sc. Carlos Demeterco (Slow Food), Amélia Augusta de Lima Ajuricaba Oliveira (Mestranda ATU/Inpa). A mesa será coordenada pelo Dr. Lindomar Silva (Embrapa) e Dr. Marck Stork (Semsa).

 

À tarde haverá visita técnica à unidade demonstrativa de purificação solar de água (Agua Box, batizada comercialmente de ecolágua), além de palestras Unidades Demonstrativas Agroflorestais na Amazônia – Uma experiência de Inclusão Social na capacitação em agroecologia (Dra. Ivanilce Castro - Ufam), Segurança Alimentar e Conservação de Recursos Genéticos na Agricultura Familiar Amazônica (Dr. Danilo Fernandes da Silva Filho/Inpa e Dr. Hiroshi Noda/ Ufam e pesquisador aposentado do Inpa), Unidades Demonstrativas Agroflorestais na Amazônia – Uma experiência de Inclusão Social na capacitação de produtores de peixe (Elizabeth Gusmão/Inpa) e Empreendedorismo feminino e tecnologia social (Érica Zanotti (Instituto Consulado da Mulher).

 

Na palestra, a gerente de programas sociais do Consulado da Mulher de São Paulo, Érica Zanotti, falará sobre a metodologia usada pelo Instituto Consulado da Mulher, ação social da marca Consul, que atua há 16 anos com mulheres empreendedoras de baixa renda na área da alimentação. “É uma metodologia própria, certificada pela Fundação Banco do Brasil”, diz a gerente que contará sobre o processo de criação da ferramenta e os resultados atingidos. Também mostrará alguns casos de sucesso de empreendedoras que passaram pelo Consulado.

 

Produção artesanal de cerveja

 

OficinaCerveja2016FotoFernandaFarias 

 

Nesta edição do Workshop, os interessados em aprender a produzir cerveja artesanal terão a oportunidade na “Oficina de produção artesanal de cerveja e de negócios com agregação de valor aos insumos amazônicos”.  A atividade acontecerá no dia 22 de março, das 14h às 18h, no Laboratório de Micologia, Campus I do Inpa. Será conduzida pelo mestrando Luan Honorato e pela doutoranda Flavia Fernandes.

 

“Vamos agregar na cerveja artesanal o sabor da mangarataia tendo em vista que já testamos e foi aprovado”, diz o mestrando. Na oficina serão repassadas as bases para a preparação da cerveja artesanal do estilo American Pale Ale, que é um tipo de cerveja produzida a partir de cevada maltada usando uma levedura que trabalha melhor em temperaturas mais elevadas.

 

Nesta mesma tarde acontecerão as oficinas sobre Espécies amazônicas de interesse para o Tratamento da Saúde da Mulher (Franciane Canto, Barbara Schmal / Valda Roso - AVIVE),  Empreendedorismo Socioambiental (M.Sc. Caroline Schmaedeck Lara - ANIBA Consultoria), Desenvolvimento de uma metodologia de organização e intervenção comunitária na Amazônia (Representante GTA) e Sistema de Avaliação de Tecnologias Sociais (SATECS/ITS – Dr. Jesus Carlos Delgado Garcia - ITS/SP).

 

O evento conta com o apoio do Cepeam, Crea-Jr, Ufam, Capes Paep e Finep, por meio do Projeto Unidades Demonstrativas Agroflorestais na Amazônia (IUDAA).

registrado em:
Fim do conteúdo da página