Inpa recebe visita do embaixador da Tailândia para futuras parcerias
Foto: Fernanda Farias/Ascom Inpa
Representantes das coordenações de pesquisas do Inpa estiveram presentes na reunião com a finalidade de estabelecer as áreas de interesse em comum.
Para o diretor do Inpa, Luiz Renato de França, a reunião com o embaixador tailandês abrirá portas de negociações importantes para o crescimento da ciência
Por Caroline Rocha/ Ascom Inpa
Foto: Fernanda Farias/Ascom Inpa
Com o objetivo de estreitar futuras parcerias entre o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) e o Centro Nacional de Engenharia Genética e Biotecnologia da Tailândia (Biotec) ao que diz respeito às pesquisas e projetos de sustentabilidade da fauna e flora tropical, o embaixador tailandês, Pitchayaphant Charnbhumidol, se reuniu, na última quarta-feira (25), com o diretor do Instituto Luiz Renato de França.
Representantes das coordenações de pesquisas do Inpa estiveram presentes na reunião com a finalidade de estabelecer as áreas de interesse em comum entre os pesquisadores do Instituto e da Biotec, em especial, nas áreas de biotecnologia, preservação e biologia tropical.
Ao longo da reunião, foram destacadas as similaridades entre os dois países, como o clima tropical e os objetos de estudos entre os institutos como dengue e malária, além das pesquisas em reprodução de peixes.
Para o diretor do Inpa, Luiz Renato de França, a reunião com o embaixador tailandês abrirá portas de negociações importantes para o crescimento da ciência. “As oportunidades de colaboração são inúmeras entre o Inpa e a Biotec”, disse o diretor, acrescentando que a visita do embaixador tem grandes chances de resultar em boas pesquisas para a conservação da biodiversidade amazônica.
França revelou que em setembro os dois institutos estão planejando um seminário para direcionar e firmar a parceria. De acordo com o ele, a interface entre os institutos é ampla e envolve vários projetos. “Além da vontade de colaboração para o avanço da ciência, expressa entre os pesquisadores do Inpa e o embaixador tailandês”, ressaltou o diretor.
Segundo o coordenador de Extensão (Coex) do Inpa, Carlos Bueno, o Amazonas já possui relação comercial de exportação e importação de produtos eletrônicos, além de informática com o Reino da Tailândia, um país asiático recém-industrializado e um grande exportador. “Agora há pretensões de parcerias entre os dois institutos de pesquisas para melhorias no âmbito da ciência”, informou.
Ainda de acordo com Bueno, a Amazônia e a Tailândia são semelhantes em muitos aspectos. “Assim como o Inpa, a Biotec tem o cuidado de preservar e conservar o meio ambiente e também os dois institutos possuem objetos de estudos similares”, comentou.
Redes Sociais