Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa inicia minicurso de “Português sustentável” no Auditório do Bosque da Ciência
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa inicia minicurso de “Português sustentável” no Auditório do Bosque da Ciência

  • Publicado: Segunda, 23 de Março de 2015, 20h00
  • Última atualização em Segunda, 13 de Abril de 2015, 10h48

 

O minicurso é ministrado pela professora Fernanda Morais, analista de Ciência e Tecnologia do Inpa. Para ela, o “português sustentável” é uma proposta de mistura de conhecimentos. O minicurso prossegue até nesta quinta-feira (26), no Auditório do Bosque da Ciência

Texto:  Luciete Pedrosa/ Ascom Inpa

Com um público formado por universitários, estudantes de ensino fundamental e médio, e servidores públicos teve início, na manhã desta terça-feira (24), o minicurso “Português sustentável: a cena fotografada”. O minicurso, que ofereceu 150 vagas gratuitas, será desenvolvido até nesta quinta-feira (26), das 14h às 17h, no Auditório da Ciência, situado no Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI). 

O minicurso é promovido pela Coordenação de Tecnologia Social (Cots/Inpa) e tem o objetivo de apresentar aos alunos a ligação que se estabelece entre o sujeito e os verbos, e também entre os verbos e os complementos (predicação verbal), por meio da técnica “a cena fotografada”. As aulas são ministradas pela professora de português, a analista de Ciência e Tecnologia do Inpa, Fernanda Morais de Oliveira. 

A dona de casa Milviane Souza Bezerra, uma das participantes do minicurso de português, aprovou as explicações dada pela professora. “Acho difícil o português e agora consegui entender direitinho as coisas que não conseguia entender antes. O primeiro dia foi ótimo e tudo o que a professora explicou sobre os verbos transitivos e intransitivos achei interessante. Estou muito feliz”, disse Bezerra.

Na opinião de Suzana Johns, que se inscreveu no minicurso e é universitária de Direito, o português é extremamente importante para saber falar e escrever. “Já tinha ouvido falar muito bem do curso da professora Fernanda. Achei interessante a forma como ela conduz a aula, de uma maneira dinâmica e divertida, e com uma explicação clara sobre os conceitos que sempre tive dúvidas na escola”, disse a universitária.    

“A aula foi muito dinâmica e agradável. E a forma como a professora apresenta o conteúdo é espetacular. Gostei muito”, disse a servidora pública do Detran, Sirleide Casanova, que estava acompanhada de outras colegas.

A professora Fernanda Morais explica que trabalhar o predicado de uma oração e classificar os verbos em transitivo e intransitivo não é tarefa tão simples assim. “A técnica “a cena fotografada”, aplicada nas aulas de português, convida o aluno a fotografar a oração, onde ele pode visualizar o sujeito”, ressalta Morais.

Segundo a professora, quando o aluno visualiza o sujeito e vê que tem algo a mais dá para ele perceber que está diante de um objeto. “Assim, acreditamos que essa técnica comece a fazer com que o aluno pense e raciocine um pouco melhor a respeito desse conteúdo e possa compreender esses detalhes”, diz Morais, acrescentando que isso é só uma chave para que se interessem para o que ela considera que seja o principal e, assim, os alunos avançarem nos estudos em gramáticas e descobrir muito mais.   

registrado em:
Fim do conteúdo da página