Núcleo de pesquisa do Inpa participa da Semana da água e das árvores em Santarém (PA)
Durante toda semana serão debatidos assuntos referentes ao uso racional da água e sobre a arborização e paisagismo de Santarém, questões de relevante interesse social.
*Da redação da Ascom
O instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), por meio do Núcleo de Apoio à Pesquisa no Pará (Nappa), participa das atividades em comemoração a Festa Anual das Árvores e Dia Mundial da Água, tendo como tema “Sombra e Água Fresca”, promovido pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA). A abertura do evento foi hoje (23), às 9 horas no auditório do Centro de Educação e Informações Ambientais (CIAM).
Agora a tarde, a partir das 14h30min no auditório da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) será realizada uma mesa redonda que discutirá o tema “Uso racional da água”. Durante a semana serão debatidos assuntos referentes ao uso racional da água e sobre a arborização e paisagismo de Santarém, questões de relevante interesse social.
Para o coordenador do Nappa, Jorge Porto, a participação do instituto nesta comemoração vai de encontro aos objetivos e missão da instituição e reforça a colaboração do instituto com a Secretaria do Meio Ambiente em torno da temática Água e Árvore. “O Inpa, além de ter auxiliado na elaboração da programação, se fará presente em uma das atividades de Educação Ambiental, participando ativamente na oficina de compostagem/produção de mudas e gincanas, com a Escola Municipal Professora Hilda Mota e Escola Municipal Mário Imbiriba”, explicou o coordenador.
De acordo com técnico do Inpa Hélcio Souza, a atividade será uma realização conjunta da Secretaria Municipal de Educação (Coordenação de Educação Ambiental- CEA/Escola do Parque), Secretaria de Agricultura e Inventivo à Produção Familiar, Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
Festa Anual das Árvores e Dia Mundial da Água
Em 1965 ficou instituída em todo o território nacional, a Festa Anual das Árvores, em substituição ao chamado "Dia da Árvore". A Festa Anual das Árvores, em razão das diferentes características fisiográfico-climáticas do Brasil, é comemorada durante a última semana do mês de março nos Estados da região Norte e Nordeste; e na semana com início no dia 21 de setembro, nos Estados da Região Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Já o Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992 e é destinada a discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural. No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”. Neste texto é apresentada uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.
*Com informações do Nappa.
Redes Sociais