Bosque da Ciência comemora 20 anos e lança programação especial para o primeiro Circuito da Ciência de 2015
No dia 1º de abril, o Inpa realizará uma programação especial para a primeira edição do projeto Circuito da Ciência de 2015. Promovendo atividades socioeducativas e inaugurações de novas atrações turísticas que vão impulsionar a divulgação científica
Por Caroline Rocha/Ascom Inpa
Criado para promover a ciência e a educação ambiental, de modo a estimular o interesse dos visitantes pela preservação do meio ambiente, o Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA/MCTI) completa, no dia 1º de abril, 20 anos, e para celebrar esta data, e o Inpa preparou uma edição especial para o primeiro Circuito da ciência de 2015.
A coordenação do Bosque da Ciência, contou que o Circuito acrescentou em sua programação para outras áreas do Bosque, como a visitação nas dependências do Centro de Quelônios (CEQUA) e a inauguração das revitalizações das trilhas suspensas, trilhas terrestres, ilha de Tanimbuca, além da visitação aos viveiros de peixe elétrico e de jacarés, tornando-se assim mais um atrativo do Bosque, e consequentemente do Circuito.
Com aproximadamente 58 mil participantes, entre crianças, jovens e adultos, o Circuito da Ciência chega aos 16 anos, em 2015. O Projeto recebe todos os meses, no Bosque da Ciência, cerca de 300 estudantes de escolas estaduais e municipais do Amazonas. Em suas 150 edições realizadas, o Circuito abrangeu, aproximadamente, 250 escolas amazonenses.
Por meio de apresentações de oficinas educativas, sala de ciências, oficinas de mamíferos aquáticos, invertebrados vivos, exposições científicas, palestras sobre saúde e inclusão digital, o Circuito proporciona ao participante, numa linguagem simples e dinâmica, o aprendizado necessário para a conservação da Amazônia, sensibilizando os alunos a desenvolverem o cuidado com o meio ambiente e a utilização sustentável dos recursos naturais produzidos pela natureza.
Bosque da Ciência
Inaugurado em abril de 1995, o Bosque da Ciência, oferece para a sociedade uma opção de lazer com intuito de aproximar a população do meio ambiente, de modo que a ciência seja inserida no cotidiano dos visitantes. Além do contato com a natureza, o Bosque possui diversos atrativos turísticos, tais como: trilhas educativas, Paiol da Cultura, Casa da Ciência,condomínio de abelhas, tanques de peixe-boi, viveiro de ariranhas e de jacarés, são algumas das atrações oferecidas para quem visita o local.
Ao criar o Bosque, o Inpa tinha como premissa, socializar e promover o programa de Difusão Científica e de Educação Ambiental, conservando simultaneamente a fauna e flora do lugar. À medida que o público adentra no Bosque, passa a conhecer mais sobre a Amazônia e os objetos de estudo e pesquisa do Instituto.
Premiações e reconhecimento
No decorrer de sua trajetória de 20 anos, foram mais de 1,6 milhões de visitantes nacionais e internacionais. Em 2014, o Bosque foi ganhador do Prêmio Travelere’s Choice do site de viagens TripAdvisor, como um dos melhores zoológicos e aquários do Brasil e o sétimo na lista dos 25 da América do Sul.
Entre outros prêmios e títulos que o Bosque da Ciência arrematou, estão: o Certificado de Mérito Ambiental, durante a 5ª Conferência Latino Americana de Preservação ao Meio Ambiente, em 2011; Homenagem do Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN) e a Homenagem da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) na semana do Meio Ambiente, em reconhecimento a contribuição para o racional uso da biodiversidade do Amazonas, em 2011, e a Homenagem da Assembleia Legislativa do Amazonas, na Sessão Especial em deferência a Semana Mundial do Meio Ambiente, em 2014.
Redes Sociais