Alunos da Associação de Diplomados da Escola Superior de Guerra visitam o Inpa
O objetivo é fazer com que os alunos conheçam os trabalhos desenvolvidos pelas instituições estratégicas de defesa e preservação da Amazônia
Texto e foto Luciete Pedrosa – Ascom Inpa
Alunos da Associação de Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg) - Regional de São Paulo realizaram na tarde desta quarta-feira (22) uma visita técnica ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) como parte do 60º Curso de Estudos de Política e Estratégia. O objetivo é fazer com que os alunos conheçam os trabalhos desenvolvidos pelas instituições estratégicas de defesa e preservação da Amazônia.
Durante a visita, o diretor do Inpa, o pesquisador Luiz Renato de França, mostrou um pouco sobre a região, o trabalho desenvolvido e as contribuições do Instituto para a região. “Esta é uma oportunidade de interagir com a sociedade e mostrar a estes alunos uma outra realidade do Brasil e também o que o Inpa desenvolve. É um trabalho de Extensão importante”, diz o diretor, que recebeu os alunos juntamente com o coordenador de Cooperação e Intercâmbio, o pesquisador Bazilio Vianez.
De acordo com o diretor de Visitas e Viagens da Adesg, Humberto Paim, a cada ano a Associação traz para a Amazônia um grupo de alunos para conhecer a região. “É importante que eles conheçam instituições como o Inpa e sejam porta-vozes do trabalho que é desenvolvido no Instituto”, diz.
Em Manaus, a programação de visita dos alunos inclui além do Inpa, a Marinha, o Exército, o Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs) e o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta).
Sobre o curso
O Curso Ciclo de Estado em Política e Estratégia é de caráter livre e tem o objetivo de repassar conhecimento e informações culturais aos alunos para que possam refletir sobre o que eles podem fazer para melhorar o país. É desenvolvido anualmente pela Adesg, instituição ligada à Escola Superior de Guerra e ao Ministério da Defesa. Durante as aulas são repassados e debatidos com os alunos assuntos relacionados à ética, política, planejamento estratégico e geopolítica.
Pode participar do curso qualquer pessoa, homem ou mulher, civil ou militar, que possua curso superior, indicada por companheiros associados, como também candidatos avulsos ou sugeridos por entidades públicas ou privadas ou empresas locais.
Redes Sociais