Inpa e ALE reúnem cientistas e ambientalistas para debater em audiência pública sobre gestão de água
A iniciativa é da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional Sustentável da ALE, em parceria com o projeto de sensibilização ambiental Circuito da Ciência, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) em comemoração ao Dia Mundial da Água (22 de março)
Por Luciete Pedrosa/Ascom Inpa
Debater os problemas e encontrar soluções dos recursos hídricos do Amazonas, este é o objetivo da audiência pública sobre gestão de água, que a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), por meio da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional Sustentável, em parceria com o projeto de sensibilização ambiental Circuito da Ciência, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), realizam na manhã da próxima segunda-feira (23). O evento será no Auditório do Bosque da Ciência em comemoração ao Dia Mundial da Água (22 de março).
Segundo o presidente da Comissão, o deputado Luiz Castro, (PPS), o evento reunirá cientistas, ambientalistas, comunidade acadêmica e educadores, dentre outros segmentos da sociedade civil organizada, para uma discussão sobre a preservação e uso racional da água.
Consta na programação, a participação do pesquisador do Inpa, Jansen Zuanon, que apresentará um painel sobre o projeto Igarapés. Já a pesquisadora Maria do Socorro Rocha, da Coordenação de Dinâmica Ambiental falará sobre o tema “Água e desenvolvimento sustentável” e enfocará a complexidade da gestão dos recursos hídricos da Amazônia. Também participará da audiência, a presidente dos Moradores da Rua Caravellle/Conselho Representativo na Defesa dos Interesses de Preservação e Conservação da Área de Preservação Ambiental (APA) Tarumã-Ponta Negra, Juliana Belota.
A data em comemoração ao Dia Mundial da Água foi criada pela Assembleia Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de incutir na sociedade a importância da economia de água, da gestão sustentável dos recursos hídricos e da preservação dos mananciais, que ao longo dos anos vêm sofrendo constante degradação em virtude da poluição causada pela população e pela produção industrial.
Para o coordenador do projeto Circuito da Ciência/Inpa, Jorge Lobato, a água é essencial para que o desenvolvimento sustentável aconteça e a sociedade precisa dela para a saúde, segurança alimentar e para o crescimento econômico. “Por isso, as discussões sobre o Dia Mundial da Água tem o propósito de debater o uso correto e moderado desse recurso hídrico”, ressalta Lobato.
Lobato considera que as empresas precisam investir em tecnologia e demais fatores que possibilitem a redução e o tratamento da água utilizada nos processos de produção. “Além disso, os governos necessitam investir em educação e campanhas que gerem a conscientização da sociedade, fazendo com que a economia e preservação da água seja uma realidade efetiva”, disse.
Redes Sociais