Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Servidor do Inpa recebe prêmio “Bibliotecário Destaque 2015” do Conselho Regional de Biblioteconomia
Início do conteúdo da página
Notícias

Servidor do Inpa recebe prêmio “Bibliotecário Destaque 2015” do Conselho Regional de Biblioteconomia

  • Publicado: Quinta, 19 de Março de 2015, 20h00
  • Última atualização em Segunda, 13 de Abril de 2015, 10h36

 

O Conselho Regional de Biblioteconomia conferiu o prêmio ao servidor do Inpa por sua destacada atuação profissional na área de web em diversas bibliotecas no Estado. A premiação fez parte das comemorações ao Dia do Bibliotecário, comemorado em 12 de março

Por Luciete Pedrosa – Ascom Inpa

Foto: Raquel Maciel – Divulgação CRB

O servidor da Biblioteca do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), o técnico Jorge Cativo, recebeu na noite dessa quinta-feira (19), no Auditório da Escola Superior de Tecnologia, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o prêmio Genesino Braga como “Bibliotecário Destaque de 2015”, realizado pelo Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB).

Esta é a quarta edição do prêmio Genesino Braga que foi criado com o objetivo de homenagear bibliotecários, organização e personalidades que se destacaram pelo desempenho e capacidade profissional no exercício de suas funções, contribuindo pelo engrandecimento da Biblioteconomia perante a sociedade. 

Agradeço e dedico este prêmio a todos os profissionais da área que se envolvem em projetos e buscam práticas inovadoras nos ambientes informacionais”, disse Cativo, acrescentando que a Biblioteca do Inpa vem passando por modificações visando melhorar seu espaço físico, buscando a implementação de um repositório institucional. “Estamos implementando atividades e serviços de forma automatizada, organizando o acervo e buscando um atendimento a novas demandas dos alunos e servidores do Instituto e da comunidade em geral”, ressaltou o servidor.

Genesino Braga era biblioteconomista e foi diretor da Biblioteca Pública do Estado do Amazonas, em 1950, ocupando o cargo durante 15 anos. Professor do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), atuou como jornalista no Jornal do Comércio e no jornal A Tarde, em Manaus. Foi membro da Academia Amazonense de Letras, do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas, da Associação Brasileira de Imprensa, da Amercian Library Association e da Ordem dos Velhos Jornalistas do Rio de Janeiro.

A premiação fez parte das comemorações ao Dia do Bibliotecário, comemorado em 12 de março. O CRB conferiu o prêmio ao servidor do Inpa por sua destacada atuação profissional na área de web em diversas bibliotecas do Estado e por ter sido reconhecido, em 2015, pela Coordenação da Sociedade Amigos da Biblioteca Nacional como especialista no uso do software de informatização de Biblioteca Livre (Biblivre), um software para catalogação e difusão de acervos de bibliotecas públicas e privadas dos mais variados portes.

O bibliotecário Jorge Cativo vem prestando serviços na área de biblioteconomia, evidenciando a profissão dos demais colegas no nosso Estado, além disso, a escolha dele também partiu das ações que vem desenvolvendo nas temáticas de web nas bibliotecas e com o trabalho de consultoria sobre bases de dados”, disse Jorge Hayden, presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB).

Cativo, que é bibliotecário e pós-graduando em Administração e Gestão do Conhecimento, atua na Biblioteca do Inpa desde 2013. É editor e desenvolvedor do blog Biblioteconomia Digital, tutor em cursos preparatórios para concursos públicos na modalidade EAD, na área de Biblioteconomia, e consultor e especialista reconhecido no software Biblivre, colaborando em suas correções de versões.

Também como parte das comemorações ao Dia do Bibliotecário e antecedendo a premiação, Cativo ministrou na Escola Superior de Tecnologia (EST) a palestra “Profissionais da Informação: quem somos e onde queremos chegar?”.

O bibliotecário ressaltou que tanto a atuação profissional, quanto os espaços que lidam com a informação, vêm sofrendo mudanças significativas em relação à sua atuação e seu papel social e educativo. “É necessário que se revejam práticas realizadas nesses espaços, devendo o profissional buscar competências acerca da gestão de novas formas de produção de produção, disseminação e uso da informação também em meio digital”, explicou o bibliotecário.

registrado em:
Fim do conteúdo da página