Servidor do Inpa recebe prêmio “Bibliotecário Destaque 2015” do Conselho Regional de Biblioteconomia
O Conselho Regional de Biblioteconomia conferiu o prêmio ao servidor do Inpa por sua destacada atuação profissional na área de web em diversas bibliotecas no Estado. A premiação fez parte das comemorações ao Dia do Bibliotecário, comemorado em 12 de março
Por Luciete Pedrosa – Ascom Inpa
Foto: Raquel Maciel – Divulgação CRB
O servidor da Biblioteca do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), o técnico Jorge Cativo, recebeu na noite dessa quinta-feira (19), no Auditório da Escola Superior de Tecnologia, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o prêmio Genesino Braga como “Bibliotecário Destaque de 2015”, realizado pelo Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB).
Esta é a quarta edição do prêmio Genesino Braga que foi criado com o objetivo de homenagear bibliotecários, organização e personalidades que se destacaram pelo desempenho e capacidade profissional no exercício de suas funções, contribuindo pelo engrandecimento da Biblioteconomia perante a sociedade.
“Agradeço e dedico este prêmio a todos os profissionais da área que se envolvem em projetos e buscam práticas inovadoras nos ambientes informacionais”, disse Cativo, acrescentando que a Biblioteca do Inpa vem passando por modificações visando melhorar seu espaço físico, buscando a implementação de um repositório institucional. “Estamos implementando atividades e serviços de forma automatizada, organizando o acervo e buscando um atendimento a novas demandas dos alunos e servidores do Instituto e da comunidade em geral”, ressaltou o servidor.
Genesino Braga era biblioteconomista e foi diretor da Biblioteca Pública do Estado do Amazonas, em 1950, ocupando o cargo durante 15 anos. Professor do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), atuou como jornalista no Jornal do Comércio e no jornal A Tarde, em Manaus. Foi membro da Academia Amazonense de Letras, do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas, da Associação Brasileira de Imprensa, da Amercian Library Association e da Ordem dos Velhos Jornalistas do Rio de Janeiro.
A premiação fez parte das comemorações ao Dia do Bibliotecário, comemorado em 12 de março. O CRB conferiu o prêmio ao servidor do Inpa por sua destacada atuação profissional na área de web em diversas bibliotecas do Estado e por ter sido reconhecido, em 2015, pela Coordenação da Sociedade Amigos da Biblioteca Nacional como especialista no uso do software de informatização de Biblioteca Livre (Biblivre), um software para catalogação e difusão de acervos de bibliotecas públicas e privadas dos mais variados portes.
“O bibliotecário Jorge Cativo vem prestando serviços na área de biblioteconomia, evidenciando a profissão dos demais colegas no nosso Estado, além disso, a escolha dele também partiu das ações que vem desenvolvendo nas temáticas de web nas bibliotecas e com o trabalho de consultoria sobre bases de dados”, disse Jorge Hayden, presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB).
Cativo, que é bibliotecário e pós-graduando em Administração e Gestão do Conhecimento, atua na Biblioteca do Inpa desde 2013. É editor e desenvolvedor do blog Biblioteconomia Digital, tutor em cursos preparatórios para concursos públicos na modalidade EAD, na área de Biblioteconomia, e consultor e especialista reconhecido no software Biblivre, colaborando em suas correções de versões.
Também como parte das comemorações ao Dia do Bibliotecário e antecedendo a premiação, Cativo ministrou na Escola Superior de Tecnologia (EST) a palestra “Profissionais da Informação: quem somos e onde queremos chegar?”.
O bibliotecário ressaltou que tanto a atuação profissional, quanto os espaços que lidam com a informação, vêm sofrendo mudanças significativas em relação à sua atuação e seu papel social e educativo. “É necessário que se revejam práticas realizadas nesses espaços, devendo o profissional buscar competências acerca da gestão de novas formas de produção de produção, disseminação e uso da informação também em meio digital”, explicou o bibliotecário.
Redes Sociais