Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projeto do Inpa Escola Verde recebe homenagem na Câmara Municipal de Manaus
Início do conteúdo da página
Notícias

Projeto do Inpa Escola Verde recebe homenagem na Câmara Municipal de Manaus

  • Publicado: Quinta, 19 de Março de 2015, 20h00
  • Última atualização em Segunda, 13 de Abril de 2015, 10h31

 

Desenvolvido desde 2004, nas escolas da rede pública do município de Rio Preto da Eva (distante 80 quilômetros de Manaus), o projeto incentiva o cultivo e consumo de alimentos saudáveis por meio da criação de hortas orgânicas e tem o objetivo de despertar nos alunos a vocação científica no âmbito escolar

Por Luciete Pedrosa /Ascom Inpa

Foto: Divulgação Inpa

O projeto “Escola Verde: Educação com os Pés na Terra”, idealizado pela engenheira agrônoma Bianca Galúcio, tecnologista do Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia (Inpa/MCTI), recebeu moção de parabenização da Câmara Municipal de Manaus (CMM). Desenvolvido desde 2004, nas escolas da rede pública do município de Rio Preto da Eva (distante 80 quilômetros de Manaus), o projeto incentiva o cultivo e o consumo de alimentos saudáveis por meio da criação de hortas orgânicas no ambiente escolar.

Para Galúcio, que esteve na última quarta-feira (18) na Câmara Municipal de Manaus para agradecer a homenagem, evidencia o reconhecimento de um trabalho que visa mostrar aos alunos que a ciência está bem perto deles e no cotidiano de cada um. É muito gratificante ver que essa realidade é possível aos pais, alunos e professores e que, hoje, nos encontramos disponíveis a implementar essa iniciativa a todas as escolas da rede pública do interior do Estado”.

A vereadora Jacqueline, autora da moção de parabenização à tecnologista Bianca Galúcio pelo êxito do projeto Escola verde, aprovada em plenário no final de 2014, acredita que iniciativas como estas fazem a diferença para mudar o pensamento da sociedade em relação ao consumo saudável. 

Segundo a tecnologista do Laboratório de Melhoramento Genético de Fruteiras, vinculado à Coordenação de Tecnologia e Inovação (Coti/Inpa), o projeto Escola Verde tem o objetivo de despertar nos alunos a vocação científica, desenvolvendo tecnologias sociais adaptadas para hortas em ambiente escolar e familiar. O projeto é realizado com apoio do Programa Ciência na Escola (PCE), da Fundação de Amparo e Apoio à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Participam do projeto 15 bolsitas, alunos do ensino fundamental e médio da rede escolar daquele município, e cerca de 40 voluntários, que pesquisam e aprendem sobre como fazer uma horta sem o uso de agrotóxicos e a importância de consumir alimentos saudáveis, tanto no ambiente escolar como em casa.

A tecnologista do Inpa explica que o projeto Escola Verde também está sendo desenvolvido em Manaus com crianças a partir de 2 anos de idade, no Centro de Educação Infantil Aliança (CEIA), localizada no bairro do Alvorada I, zona Centro-Oeste da cidade. “No projeto, estamos trabalhando a ecoalfabetização onde são cultivadas hortaliças adaptadas ao ambiente amazônico e sem a utilização de agrotóxicos. Essas hortaliças são utilizadas no enriquecimento das sopinhas das crianças de 1 a 5 anos de idade”, diz Galúcio.

O projeto Escola Verde já desenvolveu diversos cursos de qualificação profissional e oficinas para as comunidades de Rio Preto da Eva e de Manaus, dentre eles destacam-se: construção de hortas suspensas, aproveitamento integral de alimentos, captação de água da chuva para irrigação, compostagem e biodefensivos. Estes cursos foram amplamente difundidos em cooperação com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), cujo público alvo são gestores municipais, merendeiras, produtores rurais e diversos segmentos da sociedade civil organizada.

registrado em:
Fim do conteúdo da página