Bosque da Ciência do Inpa não funcionará nesta quinta-feira, 2 de novembro, dia de finados
Localizado na área urbana de Manaus, o espaço de visitação pública do Inpa recebe por ano cerca de 120 mil pessoas. Em 2014 foi considerado o terceiro melhor zoológico e aquário do Brasil no Prêmio Traveler's Choice do site de viagens Trip Advisor
Da Redação – Ascom Inpa
Foto: Luciete Pedrosa – Ascom Inpa
Nesta quinta-feira (02), o Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) não funcionará por conta do feriado. O mesmo acontecerá nos feriados dos dias 15 e 20 de novembro, feriados da Proclamação da República e da Consciência Negra, respectivamente. O espaço de popularização da ciência e educação ambiental do Instituto volta a receber o público nos dias subsequentes aos feriados, nesta semana será na sexta-feira (3), quando o bosque reabre a partir das 9h.
Localizado em uma área de aproximadamente 13 hectares (equivalente a 13 campos de futebol) de mata preservada em pleno centro urbano da cidade de Manaus, o Bosque funciona de terça a sexta-feira das 9h às 12h e das 14h às 16h (entrada). Aos sábados e domingos, das 9h às 16h, sem intervalo para almoço. Às segundas-feiras o espaço é fechado para manutenção.
De acordo com a Coordenação de Extensão (Coext), vale destacar que no período de 13 a 15 de novembro (segunda a quarta-feira) o bosque estará fechado ao público. Nesse período serão instalados três tanques de fibra de vidro para filtragem das águas residuais dos tanques dos peixes-bois e não será possível a circulação de visitantes no local.
As obras fazem parte da implantação da estação de tratamento de águas residuais dos tanques dos peixes-bois que são executadas pelo Projeto Museu na Floresta. O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos animais e a observação desses mamíferos aquáticos. “Temos de fechar o bosque, porque os tanques têm seis metros de altura por quatro de diâmetro, e por serem grandes faremos algumas manobras para que possamos entrar com eles no Inpa”, explicou a secretária-executiva do Museu na Floresta, Estáfani Fujita.
O Bosque da Ciência está localizado na rua Bem-te-vi, s/nº (antiga Otávio Cabral), bairro de Petrópolis, Zona Sul de Manaus (AM). O ingresso custa R$ 5, mas crianças até 10 anos e idosos a partir de 60 anos são isentos. Grupos escolares e instituições filantrópicas também não pagam, porém, precisam a agendar a visita, que pode ser feita de forma eletrônica pelo endereço http://abc-bosque.inpa.gov.br/.
Espaço de visitação pública do Inpa, vinculado à Coordenação de Extensão (Coext), o bosque oferece à população uma opção de lazer diferenciada, contribuindo para a educação cultural e ambiental.
Em 2014, o Bosque da Ciência foi considerado o terceiro melhor zoológico e aquário do Brasil e o sétimo numa lista de 25 da América do Sul no Prêmio Traveler's Choice do site de viagens TripAdvisor.
No Bosque há diversas atrações, entre elas o tanque de peixes-bois, o viveiro de jacarés, onde podem ser observadas as espécies jacaré-açu, jacaré tinga e jacaré-coroa. Tem também a Casa da Ciência, que conta com uma exposição permanente dos resultados de pesquisas do Instituto e onde se encontra a maior folha do mundo, a Coccoloba.
Os visitantes também têm a oportunidade de conhecer a Ilha da Tanimbuca (Buchenavea huberi) – uma árvore gigante de mais de 600 anos -, onde há um córrego onde vivem peixes e quelônios junto a uma vegetação nativa.
Redes Sociais