Semana Nacional de Ciência e Tecnologia destaca a Propriedade Intelectual e o Papel das Incubadoras
“O Inpa tem experiência nesse assunto há mais de 14 anos e tem o privilégio de falar com propriedade da prática do Instituto nesta área”, diz Noelia Falcão
Texto e foto Luciete Pedrosa – Ascom Inpa
A Propriedade Intelectual e o Papel das Incubadoras de Empresas no ecossistema de Inovação foram os temas das palestras que aconteceram na manhã desta quinta-feira (26) e que reuniu especialistas de instituições de desenvolvimento, estudantes e demais profissionais interessados no assunto. A atividade faz parte da programação da 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) que se encerra neste domingo (29).
Para a coordenadora de Extensão Tecnológica e Inovação, Noélia Falcão, é importante disseminar a cultura e a prática da Propriedade Intelectual. “O Inpa tem experiência nesse assunto há mais de 14 anos e tem o privilégio de falar com propriedade da prática do Instituto nesta área”, diz a coordenadora.
Durante a palestra, foram mostradas as tecnologias que, hoje, o Inpa dispõe e que já estão protegidas por direitos de propriedade intelectual (patentes). A importância da proteção, da manutenção de patentes, a transferência de tecnologias, além da Incubadora de Empresa do Instituto também foram apresentadas aos participantes.
O Inpa tem atualmente 69 pedidos de depósito de patentes e desse total, 11 já foram concedidos, o significa que as tecnologias já passaram pela fase de avaliação e agora estão disponíveis para transferência. “O depósito é uma espécie de garantia de que aquele produto ao ser analisado será concedida a patente”, explica Falcão.
O papel das Incubadoras
Já o gerente da Incubadora de empresas do Inpa, Deyvison Silva, falou sobre O papel da incubadora de empresas no ecossistema de Inovação. Segundo ele, esse é processo envolve desde as agências de fomento e as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e a sincronia que deve haver nesse ecossistema, que é composto pelos diversos atores como governo, universidades e a iniciativa privada.
“Se de um lado há as universidade, que desenvolvem as pesquisas, e de outro as ICTS, que realizam as tecnologias, para se chegar à Inovação tem que haver um caminho que as levem para o mercado”, explica Silva. “É aí que entram as Incubadoras de Empresas porque elas apoiam a criação de novos empreendimentos, que muitas vezes são spin-off dessas tecnologias que vêm das ICTs”, acrescenta o gerente ao destacar as Incubadoras como agentes de Inovação, estimuladora de oportunidades e capaz de potencializar os negócios a qual ela está apoiando.
Patentes concedidas
Dentre as patentes que o Inpa já dispõe para a transferência da tecnologia aos empreendedores que tenham interessem em comercializar, destacam-se: o processo fermentativo para a produção de bebida alcoólica de pupunha; processo produtivo para obtenção de produto desidratado a partir da utilização da farinha de pupunha; sistema e método de aproveitamento de biogás; processo produtivo para a fabricação da farinha de pupunha a partir do fruto com casca; processo produtivo para a fabricação da farinha de pupunha a partir da desidratação do fruto com casca.
Tem também o creme evanescente compreendendo extrato de plantas e processos de produção; composição sólida com extratos de planta e método de preparação; composição cosmética compreendendo extrato de plantas e processo de preparação; composição líquida com extratos de plantas e métodos de preparos; composição flavorizante compreendendo aditivos e método de preparo; processo de preparação de material monohíbrido, composição farmacêutica e usos; e o equipamento portátil para purificação de água.
SNCT
Até o próximo domingo (29) mais de 100 atividades que são desenvolvidas pelo inpa dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano tem como tema “A Matemática está em tudo”. São apresentações culturais, exposições, palestras em escolas e no Inpa, curso. Oficinas e visitas guiadas em Manaus e em cinco municípios do Interior (Presidente Figueiredo, Rio preto da Eva, Novo Airão, Manacapuru e Careiro Castanho).
Redes Sociais