Inpa terá visitas guiadas, oficinas e excursão na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
O Inpa elaborou várias atividades gratuitas para o público conhecer a ciência e os progressos da tecnologia na SNCT
Da Redação – Ascom Inpa*
Foto: Ascom Inpa
Oficinas de artesanatos, oficina prática de preparo de alimentos regionais, excursão e visita aos laboratórios são algumas das mais de 100 atividades que o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) preparou para a 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece de 23 a 29 de outubro, e tem como tema "A matemática está em tudo".
A programação diversificada no Inpa foi pensada para todos os públicos e gostos. Crianças, jovens e adultos terão a oportunidade de aprender um pouco sobre o universo da ciência com atividades didáticas, atrativas e interessantes, com conteúdo divertido e uma linguagem de fácil compreensão.
Para quem já teve curiosidade em saber o que é desenvolvido nos laboratórios do Inpa, por exemplo, essa é a oportunidade para conferir e tirar todas as dúvidas de pertinho. Ao todo, mais de 20 laboratórios estarão de “Portas Abertas” para visita guiada.
A programação no Laboratório de Engenharia da Madeira, por exemplo, na quarta-feira (25), pela manhã, incluirá as tecnologias desenvolvidas de “Produtos Verdes para a Construção Civil”, como a produção de tijolos a partir da utilização de cascas e ouriços de castanha-do-brasil, caroços de coco e de tucumã e as chapas de folhas e de pecíolos de buriti para forros e divisórias.
Uma excursão à Reserva Florestal Adolpho Ducke, na quinta-feira (27), pela manhã, que faz parte da programação do “Portas Abertas”, proporcionará ao o público participante experimentar a ciência na floresta. A atividade é voltada para 20 jovens entre 12 e 15 anos. Os participantes irão caminhar em trilhas na floresta, acompanhados de monitores para investigar alguns mistérios da natureza.
Para participar dessa atividade, que envolve observação e experimentação em campo é necessário que os participantes estejam usando sapato fechado que possa molhar e sujar na caminhada na floresta, além de calça comprida e camisa com pelo menos manga curta. Os partipantes devem levar repelente e água e lanche.
Inscrições
Dentre as atividades preparadas pelo Inpa, as oficinas serão realizadas no Interior e na capital. As mais de 100 atividades oferecidas na SNCT do Inpa são gratuitas. Para participar, o interessado (escolas, instituições em geral e interessados individuais) precisa fazer inscrição pelo site https://www.doity.com.br/snct-inpa-2017/inscricao.
As atividades estão previstas na programação, porém a inscrição é feita nos blocos/lotes indicados no item inscrição com a opção de informar em qual atividade gostaria de participar.
São cinco blocos/lotes: 1)“Curiosidades Científicas no Bosque da Ciência”, “2)Portas Abertas: conheça os laboratórios do INPA” e 3)“Palestras em escolas: você sabe o que o cientista faz?”. Para o bloco 4) “Exposições/Mostras Culturais e Científicas” não há necessidade de inscrição e em 5)“Ciência no interior: o INPA ao alcance de todos” as atividades serão feitas nos municípios para os moradores locais.
Mais informações podem ser obtidas por meio do e-mail snct2017.inpa@gmail.com ou pela página do Inpa no Facebook https://www.facebook.com/inpa.mcti.
Os eventos são gratuitos e abertos aberto para estudantes, sociedade civil, comunidade empresarial, acadêmica, científica e interessados no tema. O Inpa fica localizado na Av. André Araújo, 2936 – Petrópolis.
Programação das Oficinas
Oficina de Formação de Multiplicadores da Arca do Gosto (Slow Food)
O objetivo é documentar produtos gastronômicos especiais, que estão em risco de desaparecer. A oficina é gratuita, porém é necessária a contribuição de R$ 30,00 para o custeio dos alimentos.
Hora: 08h às 17h
Data: 25, 26 e 27/10
Local: Auditório da Biblioteca do Inpa e Uniniltonlins
Informações e inscrições: slowfoodmanaus01@gmail.com
Oficina de produção de artesanato indígena do Alto Rio Negro com sementes e fibras (etnias Tariana, Saterê-Maué, Tucana)
Hora: 09h às 17h
Data: 24, 25, 26 e 27/10
Objetivo: ensinar o processo de preparo dos materiais e produção final de artesanatos dando destaque aos elementos culturais e seus significados para cada uma das etnias (Tariana, Saterê-Maué, Tucana)
Local: Bosque da Ciência
Oficina Produção de mudas de plantas ornamentais
Hora: 07h30 às 12h
Data: 27/10/2017
Local: Rio Preto da Eva
Oficina: ferramentas para coletas de cachos de palmeiras arbóreas na Amazônia
Hora: 09h às 12h
Data: 27/10/2017
Local: Prédio da Incubadora do Inpa
Redes Sociais