Inpa realiza palestra e oficina sobre morfometria geométrica com pesquisadora do Instituto Butantan
A oficina de Coleta e Análise de Dados será dividida em duas manhãs, dos dias 24 e 25 de março, das 8h até 12h no Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA) do Inpa
Da redação da Ascom/Inpa
Foto: Divulgação/Ampa
Nos dias 23, 24 e 25 de março, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA/MCTI) receberá a pesquisadora Erika Hingst-Zaher do Museu Biológico do Instituto Butantan, a qual ministrará uma palestra sobre as técnicas de morfometria, e ainda participará de uma oficina onde serão explorados os métodos de coleta de dados para análises morfométricas.
De acordo a coordenadora do Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA), Vera Silva, a presença da pesquisadora do Instituto Butantan, ajudará na disseminação de novos conhecimentos aplicados na morfometria, além de apresentar novas tecnologias na área de análises de dados.
Oficina
A oficina de Coleta e Análise de Dados será dividida em duas manhãs, dos dias 24 e 25 de março, das 8h até 12h no Laboratório de Mamíferos Aquáticos do Inpa (LMA). Na qual será apresentado para os alunos os principais equipamentos para a coleta de dados lineares ou em duas e três dimensões, são eles: paquímetros e paquímetros digitais; câmera digital; digitalizadores 3D; scanner 3D NextEngine.
Os participantes da oficina poderão ver na prática o funcionamento de programas de digitalização de landmarks, superposição, elaboração de gráficos e análises básicas. Sugere-se que os participantes tragam seus exemplares ou dados para a análise, caso os tenham, para que se possa trabalhar com questões reais, para melhor aprendizagem do conteúdo.
Os interessados em participar da Oficina de Coleta e Análise de Dados devem escrever para os e-mails gmaciel88@gmail.com e tucuxi@inpa.gov.br, informando sua área de atuação e o motivo que o levou para participar da oficina.
Palestra
Durante a palestra sobre Técnicas de Morfometria Geométrica e suas Aplicações em Questões Biológicas, que acontecerá na tarde do dia 23 de março, às 15h, no Auditório BADPI do campus II do Inpa, serão abordados o histórico da morfometria; comparações e testes estatísticos; técnicas e limitações da morfometria linear ou tradicional e da morfometria geométrica, além de apresentar os principais equipamentos e programas para a tomada e análise de dados, e exemplos da literatura, tratando de diferentes problemas biológicos e suas soluções.
Sobre a pesquisadora
Especializada nas áreas de biometria e morfometria, com ênfase em mamíferos, a pesquisadora Erika Hingst-Zaher, atua na área de Conservação Ambiental, aonde já conduziu inventários faunísticos em diversas áreas protegidas na Mata Atlântica, Cerrado e Amazônia. Atua ainda, na área de Museologia, tendo colaborado na montagem de exposições voltadas para a área de História Natural, e na produção de filmes de Divulgação Científica.
Redes Sociais